Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educarte debate projetos de educação ambiental no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Educarte debate projetos de educação ambiental no Inpa

  • Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 10h37

 

Representantes de projetos científicos voltados para a educação do país e do exterior se reúnem para compartilhar a estrutura, ações e objetivo dos institutos

Por Delber Bittencourt

Eduardo Gomes/ Inpa

A pesquisadora do Inpa, Maria Inês HIguchi, expôs as ações do projeto Educke com a comunidade

O Auditório do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebe, nesta quinta-feira (26), o Educarte, evento realizado pelo Museu da Amazônia (MUSA) com o objetivo de debater a educação científica e ambiental em diferentes mídias e espaços, reunindo representantes de projetos de todo o país.

Durante a manhã, as palestras realizadas seguiram os temas “Ciência, arte e educação em museus” e “Jogos educativos”.

A pesquisadora do Inpa e coordenadora do projeto Educke, desenvolvido pelo Inpa desde 1996 e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Maria Inês Higuchi, apresentou e debateu sobre jogos desenvolvidos para a educação ambiental, com o objetivo de mobilizar a preservação do meio ambiente.

A coordenadora explicou que a exposição do projeto neste evento é relevante para a troca de informações e aperfeiçoamento dos trabalhos, tanto os realizados pelo Educke, quanto pelos outros que estão sendo apresentados. “Temos a missão de sensibilizar a existência da floresta e sobre a necessidade de apropriação dessa floresta, ou seja, esse maior cuidado e proteção da reserva como um patrimônio da cidade e também como um patrimônio natural, precisando ser preservada pelo motivo da biodiversidade e riqueza que nela contém. E isso é a principal meta do projeto, tanto no Educarte quanto em outros eventos”, declarou Higuchi.

Nas mesas da manhã também estavam presentes André Ayala, do Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS); Diego Bevilaqua, do Museu da Vida (FIOCRUZ- RJ); Nurit Bensusan, da Biolúdica, que palestrou sobre empresas de jogos criativos; Hélio Dias, da Estação Ciência (USP); Sílvia Kataoka do Borboletário do SESC/Pantanal; Ruben Gomes, da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA); Débora d’Ávila Reis, da Universidade das Crianças (UFMG); Silvio Marchini, da Escola da Amazônia; Bianca Encarnação, da Ciência Hoje das Crianças; José Renato Monteiro Brandão, do Projeto Ver Ciência; e Sigrid Falla, da Maloka, instituição colombiana dedicada a incentivar e socializar os conhecimentos científicos e tecnológicos.

O Educarte continua durante a tarde, até às 17h30, com debates sobre mais três temas pertinentes à educação: “Educação de base comunitária”, “Divulgação científica para crianças” e “Ciência na tela e experiências interativas”. O encerramento fica por conta da OELA, com o show da Orquestra de Violões.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página