Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de Workshop de CT&I em Boa Vista
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de Workshop de CT&I em Boa Vista

  • Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 10h31

 

Objetivo da participação do Inpa no workshop foi conhecer e identificar as demandas de Roraima, principalmente na área do desenvolvimento, e debater alternativas para enfrentar esses desafios

 

Por Diego Queiroz e Márcio Gallo/ Suframa

Aconteceu em Boa Vista (RR), na última sexta-feira (13) o Workshop “Ciência Tecnologia e Inovação na Amazônia no contexto da economia verde: situação atual e desafios”. A mesa de abertura dos trabalhos foi composta pelo coordenador geral de Ações Estratégicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Estevão Monteiro; pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), José Nagib; pela reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gioconda Martinez; e pelo secretário de Planejamento de Roraima (Seplan/RR), Haroldo Amoras.

O coordenador geral do Inpa, Estevão Monteiro, ressaltou que existe uma unidade do órgão instalada em Boa Vista e que o Instituto, por ser um órgão nacional e pertencente à estrutura do Governo Federal, tem que estar atento aos novos desafios e cumprir a missão de apoiar toda a Amazônia.

Haroldo Amoras, secretário de Planejamento do Estado, seguiu a linha de raciocínio do dirigente do Inpa e disse que o governador e toda a equipe do Governo do Estado estão firmemente empenhados em atingir os objetivos estabelecidos, cujas estratégias de implementação, segundo ele, passam necessariamente pela formação de parcerias.

Ele destacou que o Estado de Roraima já possui uma equipe mobilizada para participar da conferência Rio+20, que será realizada no mês de junho, no Estado do Rio de Janeiro, e que essa equipe trabalha não apenas com a questão pontual de fazer uma apresentação técnica no evento, mas também com a missão de implementar o conjunto de instrumentos disponíveis no Estado.

Já a reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Gioconda Martinez, também defendeu a consolidação das parcerias e disse que, na Amazônia, não se pode mais ter uma convergência tímida entre as instituições. Ela disponibilizou a instituição para cooperar no que for preciso e declarou ainda que o sucesso da empreitada na conferência Rio+20 pode se tornar um marco nas políticas regionais.

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, José Nagib, foi o último a se pronunciar, buscando abordar principalmente o tema Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Paineis comuns com apresentações das instituições

No primeiro Painel as Instituições participantes foram Seplan/RR; IACTI; Sebrae/RR; e IBGE, cuja primeira apresentação foi realizada pelo secretário de planejamento do Estado (Seplan/RR), Haroldo Amoras.

Segundo Amoras, é importante entender que o Estado de Roraima, do ponto de vista econômico, está intrinsecamente ligado pela geografia e pela história rumo ao Norte. O grande desafio é o que ele intitulou de “travessia amazônica”: sair de uma economia ineficiente, baseada na exploração de recursos minerais, para uma economia de baixa emissão de carbono voltada para o crescimento sustentável e para a erradicação da pobreza.

De acordo com o secretário, o objetivo é desenvolver a economia verde baseando-se não simplesmente no benefício ambiental, mas também na articulação de políticas que visem fundamentalmente ao crescimento sustentável e à erradicação da pobreza. Ele fez também uma comparação entre os distintos ecossistemas presentes nos Estados Amazônicos e disse que suas diferenças caracterizam os interesses econômicos e sociais de cada um deles.

Finalizando, o secretário disse que, em relação às políticas locais de C,T&I, o Estado enfrenta o grande problema de não ter em sua estrutura capital humano voltado especificamente a essa área. Ele afirmou que já está articulada uma parceria com o Inpa e com a Embrapa para a formação de mestres e doutores, cujo plano de trabalho está em processo de detalhamento, e que a intenção é que esses cursos sejam inclusos em Roraima em parceria com a UFRR.

registrado em:
Fim do conteúdo da página