Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador do Inpa participa de evento de comunicação e sustentabilidade
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisador do Inpa participa de evento de comunicação e sustentabilidade

  • Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 10h24

 

O pesquisador Niro Higuchi palestrou sobre como a sustentabilidade é divulgada pelos meios de comunicação

Por Fernanda Farias

Eduardo Gomes/ Inpa

No final das palestras, os estudantes de comunicação puderam fazer perguntas aos convidados, além de também responderem perguntas feitas pelos próprios palestrantes para que pudessem ganhar livros e brindes da Universidade

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Niro Higuchi, participou nesta quarta-feira (11) de uma mesa redonda sobre “Mídias e Sustentabilidade” no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), para esclarecer dúvidas e questões sobre o desenvolvimento sustentável na era digital, além de homenagear profissionais e estudantes do curso pelo dia do jornalista (7 de abril).

Juntamente ao pesquisador do Inpa, estavam presentes, na mesa redonda, a jornalista Marcela Rosa; a assessora de comunicação da Suframa, Junha Januária; o designer da Tape Publicidade, Rodrigo Ribeiro; e ainda, o professor do Uninorte, Ulisses Varela, que mediou um debate descontraído e dinâmico com os participantes.

Manejo Florestal Sustentável

Higuchi, que é coordenador do INCT madeiras da Amazônia, durante a palestra, abordou o conceito de “desenvolvimento sustentável” e de que forma o setor madeireiro tenta praticá-lo de maneira coesa com o Manejo Florestal Sustentável (MFS).

“O setor madeireiro vem praticando esse conceito, de desenvolver sustentavelmente, para suprir nossas necessidades naturais, mas sem que haja um grande impacto na nossa floresta. Pois nos próximos anos a exploração de madeira na Amazônia tende a crescer, aumentando ainda mais os riscos de desmatamento”, explica o pesquisador.

Citou, ainda, exemplos de países que foram prejudicados pelo uso indevido da diversidade das florestas, como Japão e Alemanha. “Toda área verde desses países, hoje em dia, é devido ao reflorestamento. Outro exemplo é a floresta da Tijuca no Rio de Janeiro, que foi completamente desmatada”, lembrou.

Sustentabilidade na mídia

A jornalista Marcela Rosa, falou aos alunos da importância de estudantes de jornalismo estarem atentos às noticias de meio ambiente, e de que forma as emissoras repassam as matérias de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), além de mostrar reportagens onde retratam a reintrodução do peixe-boi da Amazônia em seu habitat natural, realizados na Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) juntamente com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa.

“Falta mais sensibilidade para os jornalistas e para  a sociedade. Temos que entender que matéria de meio ambiente é de fato muito importante, não apenas para nossa região, e sim para todo país, mas acaba que o factual é sempre a prioridade de todas as emissoras”, comentou a jornalista.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página