Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Crescimento populacional e conseqüência em rios foram abordados no IV WorkShop Adapta
Início do conteúdo da página
Notícias

Crescimento populacional e conseqüência em rios foram abordados no IV WorkShop Adapta

  • Publicado: Terça, 03 de Abril de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 10h20

 

O Workshop do Adapta está na sua quarta edição e reúne pesquisadores do Inpa, Ufam e Ufopa e de Instituições internacionais

Por Josiane Santos

O principal assunto debatido na tarde dessa terça-feira (03) durante o IV Workshop do Centro de Estudos de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), foi sobre o desenvolvimento econômico e o crescimento populacional e suas conseqüências nos igarapés e peixes da região.

A primeira pesquisa apresentada durante a tarde tratou do crescimento populacional e sua conseqüência no lago do Iripixi, localizado em Oriximiná, no Pará, apresentado pelo acadêmico do curso de ciências biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Marcelo Alves de Souza, que também fez parte da pesquisa. O objetivo era avaliar a qualidade da água os parâmetros biológicos e físico-químicos.

Marcelo Alves ressalta que uma das contribuições que mais podem surtir efeito no combate à poluição é a educação ambiental. “Para reverter esse quadro é preciso tomar ações articuladas em diversos níveis da sociedade e do governo para que seja construída uma consciência ecológica para tentar recuperar essas águas”, alertou.

A pesquisadora do Inpa, Fabíola Xochilt Valdez Domingos, apresentou a pesquisa que realizou sobre “Efeitos ultraestruturais do petróleo de Urucu nas brânquias do peixe amazônico tambaqui (Colossoma macropomum)”, cujo objetivo foi avaliar os efeitos do petróleo e também de um óleo inerte e verificar se somente a presença de uma camada de óleo traz efeito prejudicial na questão morfológica nas brânquias do peixe.

Segundo a pesquisa, tanto o petróleo quanto a presença de um óleo inerte é capaz de afetar a estrutura branquial do tambaqui.

O IV WorkShop do Adapta encerra suas atividades nesta quarta-feira (04). O Adapta representa uma rede de atividades de Biologia Aplicada e tem como proposta buscar um novo momento no estudo das Adaptações de organismos aquáticos da Amazônia por meio da incorporação de novos equipamentos, da estruturação de um serviço de bioinformática, da capacitação de pessoal em todos os níveis além da produção de livros paradidáticos sobre os estudos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página