Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estação do Projeto Sabão Ecológico fará parte do Circuito da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Estação do Projeto Sabão Ecológico fará parte do Circuito da Ciência

  • Publicado: Quinta, 29 de Março de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 09h56

 

Os participantes do evento terão a oportunidade de aprender, de forma lúdica, a reciclar o óleo de cozinha como matéria prima na fabricação de sabão

Por Séfora Antela/AMPA

Trabalhando a temática da Água, os pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) farão, neste sábado (31), no mini-circuito dos Mamíferos Aquáticos da Amazônia do Projeto Circuito da Ciência do Inpa, em comemoração aos 17 anos no Bosque, uma abordagem diferente sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia.

“A água é o ambiente em que vivem os animais que nós trabalhamos, assim é de extrema importância mostrar como é possível minimizar os impactos ambientais causados pelo homem. Uma atitude nociva ao meio ambiente e muito comum é o descarte inadequado de óleo de cozinha no ralo da pia e no solo. Por isso, convidamos alunos da Escola Estadual Antonio Nuñez Jimenez, que fazem parte do Projeto Sabão Ecológico, coordenado pela professora Rosineide Oliveira, para mostrar as crianças, de forma divertida, como é fácil conservar os nossos rios e consequentemente os animais que habitam nele”, explica a coordenadora do núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos. 

Na ocasião, os participantes do evento verão passo a passo como se dá o processo da fabricação de sabão e levarão para casa uma mostra do produto.

“Esta iniciativa integra a educação e o meio ambiente. É uma ideia exemplo e desejamos difundi-la também nas demais escolas da rede pública de ensino da capital, lembramos ainda que a preservação ambiental é uma exigência mundial e reconhecemos nosso papel como agentes multiplicadores do saber e temos nas mãos essa grande responsabilidade de fazê-lo”, ressalta a professora Rosineide Oliveira.

Mini-circuito da Ampa

O mini-circuito será composto por quatro estações do conhecimento sobre os cinco mamíferos aquáticos da Amazônia: peixe-boi (Trichechus inunguis), lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis) e uma estação do Projeto Sabão Ecológico.

“Em todas as estações a importância da água será tema principal. Mostraremos que a poluição dos rios gera um grande impacto ambiental, que pode comprometer a saúde e o bem estar desses animais”, salienta Mattos.    

registrado em:
Fim do conteúdo da página