Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência comemora aniversário com edição especial do Circuito da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência comemora aniversário com edição especial do Circuito da Ciência

  • Publicado: Quinta, 29 de Março de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 09h56

 

O circuito faz parte da programação de comemoração do aniversário de 17 anos do Bosque

Por Clarissa Bacellar

No último sábado de cada mês, o Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), recebe o projeto “Circuito da Ciência”, desenvolvido com o intuito de difundir o conhecimento científico gerado nos laboratórios do Instituto e promover a sensibilização ambiental nas comunidades.

A primeira edição de 2012 do Circuito tem comemoração dupla pelo dia 1º de abril, antecipado para este sábado (31), pois o parque zoobotânico comemora o aniversário de 17 anos e a marca de 1,5 milhão de visitantes.

Serão inauguradas as novas placas de sinalização do parque e reinaugurada a Maloca Indígena, situada na Ilha da Tanimbuca.

O evento acontece das 8h às 12h15, com a participação de cerca de 300 alunos das escolas municipais Zenaira Bentes Pastor (Grande Vitória) e Esmeraldo Bessa (Jorge Teixeira III); e as escolas estaduais Hermenegildo de Campos (Presidente Vargas) e 1º de Maio (Praça 14), além de estar aberto à visitação pública.

O coordenador do Circuito, Jorge Lobato, afirma que as expectativas para a realização do evento são as melhores: “Atualmente o Bosque da Ciência vem recebendo investimos para obras de ampliação e revitalização, o local faz parte de uma das missões do Inpa”.

Bosque da Ciência

Com quase 13 hectares, o Bosque se solidificou como ferramenta de difusão científica e educação ambiental em Manaus. O contato entre a sociedade e o conhecimento científico promovido pelos projetos realizados no Bosque, como o próprio Circuito, o Educke e Jovens Ambientalistas, são de grande relevância para a formação dos cidadãos manauaras.

O parque conta com trilhas educativas, tanques de peixe-boi, viveiro de ariranhas, Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, casa da madeira, recanto dos inajás e condomínio das abelhas, além do Paiol da Cultura, da trilha suspensa, lago amazônico, viveiro dos jacarés e o contato com a com a fauna livre (macacos, cutias, araras), que são uma atração a parte.

Lobato afirma que projeto Pequenos Guias do Bosque da Ciência, que já formou mais de 800 jovens e adolescentes, referência no parque voltado à educação ambiental, está sendo reformulado, e vem com um novo formato.

Segundo Lobato, tem mais novidades para o futuro, como os preparativos para a Copa de 2014, que também já estão sendo realizados. “O Bosque da Ciência passou a ser um dos maiores instrumentos de difusão científica e um espaço turístico também. Ele não é só do Inpa e sim da sociedade e tem um papel fundamental para as 600 escolas que nos visitam por ano”, conta o coordenador.

Programação especial


As boas vidas aos cerca de 300 estudantes da rede pública de Manaus serão realizadas no estacionamento do Bosque por monitores do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa) e a partir das 9h15 começará o Circuito de atividades sócio-ambientais, com exposição e oficinas educativas, como: malária e dengue, leishmaniose, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, mamíferos aquáticos, tartarugas da Amazônia, herbário e carpoteca, jogos educativos (Lapsea), nutrição (irmanar), pirogravuras, saúde bucal (UEA-UFAM), clube de ciências (UFAM), projeto da caravana da cidadania ambiental (Vemaqa), ecofoto, cartilha do potencial turístico da cidade de Manaus (E.M. Themístocles Gadelha), grupo de escoteiros, placas tectônicas (Sesc) e projeto atletas do futuro (Sesi)

Serão feitas também caminhadas nas trilhas e atividades culturais no Auditório da Ciência, com a apresentação de grupo de dança do SESI. Durante o encerramento das atividades haverá a distribuição de mudas frutíferas.

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia. Tem o apoio do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (DEPDI/MCTI), Associação dos Servidores do Inpa (ASSINPA), SESC Amazonas, Prefeitura de Manaus (SEMMAS, SEMED), Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), MAGISTRAL, SESI, Museu da Amazônia (MUSA), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Brothers,  Lapsea/Inpa, Irmanar, Vemaqa e projeto Tartarugas da Amazônia.

 

Serviço:

 

Endereço: Av. Otávio Cabral, s/nº (Petrópolis)

Horário de funcionamento do Bosque: terça à sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h

Sábados, domingos e feriados: das 9h às 16h

Venda de ingresso: das 9h às 11h30 e das 14h as 16h

Valores: R$5,00 (crianças até 12 anos e idosos a partir dos 65 nãopagam)

Contato: (92) 3643-3192/ 3312/ 3293

Às segundas o Bosque é fechado para manutenção.

registrado em:
Fim do conteúdo da página