Inpa participa de debates sobre a Rio+20 no I ECSA
O I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (ECSA) reuniu especialistas na área ambiental e profissionais da área de comunicação
Fernanda Farias
Em comemoração ao Dia Internacional da Floresta, em um momento que a Amazônia é cenário de grande interesse mundial, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), promoveu o I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas (ECSA), nesta quarta-feira (21), no auditório do hotel Caesar Business, para debater os temas que serão abordados na Rio+ 20, a economia verde no contexto da sustentabilidade e na erradicação da pobreza, e ainda o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Compondo a mesa de debates, durante a manhã, estavam presentes, o Governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz; a Secretária do Meio Ambiente, Nádia Ferreira; o Chefe do povo indígena Paiter, Almir Suruí; o jornalista do Estadão, Dener Giovanini; o jornalista da folha de São Paulo, Cláudio Angelo; Coordenadora Geral de Estudos Econômicos da Suframa, Ana Maria; o jornalista do jornal A Crítica, Gerson Dantas; e o presidente da Federação de Agricultura e Agropecuária do Amazonas, Muni Lourenço.
A Economia Verde e a Comunicação Socioambiental no Amazonas
Durante o primeiro painel de discussões sobre a “Economia verde e a comunicação socioambiental no Amazonas”, o chefe do povo indígena, Almir Suruí lembrou que a presença de cada região, na Rio+20, é relevante para discutir sobre o futuro da Amazônia. “Somos todos responsáveis pelo mundo, cada povo tem que se preocupar com políticas públicas e educação. Devemos procurar soluções para nossa economia, sem destruir a cultura de uma região, pois há vários meios de usar as florestas e garantir para as próximas gerações”.
O jornalista Gerson Dantas, explicitou sobre as grandes diferenças ainda existem nas regiões do Brasil. “Temos que encontrar o equilíbrio, entre a natureza e a sociedade. Encontrar alternativas que beneficiem o povo da nossa região amazônica, e garantir valor econômico aos recursos que são utilizados. O que não pode continuar é a população do Amazonas pagar o mesmo preço, do trecho São Paulo/Miami, para ir a Porto Velho, podendo pagar menos indo por rodovias”.
Programação
A programação continua durante toda tarde com o segundo painel, debatendo “A Governança e a Comunicação Socioambiental no Amazonas” com os palestrantes: o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno; o secretário de estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena; o superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana; e os jornalistas Daniela Assayag, Marcela Rosa e Edemar Gregório.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais