Inpa recebe Peixe-boi da Amazônia resgatado
O filhote macho, de aproximadamente dois meses, já recebeu mistura láctea e está aparentemente saudável
Por Séfora Antela/AMPA
O animal chegou ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), às 13h desta terça-feira (20) e está recebendo os cuidados necessários para a sua reabilitação pela equipe da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).
Conforme o veterinário do Inpa, Anselmo d’Affonseca, o filhote está aparentemente saudável. “Ele está mamando bem e isso significa que sua adaptação no cativeiro será bem rápida”, explica.
D’Affonseca ressalta ainda que o filhote ficará no Instituto até o fim da semana e depois será encaminhado ao Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), em Presidente Figueiredo, onde será reabilitado.
Resgate
O filhote, de 80 cm e 12 kg, foi encontrado por pescadores da comunidade do Piraí, na Costa do rio Andirá, no município de Barreirinha. Ele foi trazido a Manaus, em um barco regional, por uma equipe do Projeto Pé-de-Pincha, que estava no local fazendo soltura de quelônios.
Conservação e pesquisa
A Ampa é uma organização não governamental que atua em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa). A associação é patrocinada pela Petrobras e tem como missão promover atividades de proteção, conservação, pesquisa e manejo do peixe-boi da Amazônia, e dos outros mamíferos aquáticos existentes na região: lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis).
Redes Sociais