Inpa leva educação ambiental a escolas públicas de Manaus
Por meio de projeto desenvolvido no Instituto, os estudantes da rede pública de ensino de Manaus tem a oportunidade de conhecer e aprender a cuidar da Reserva Florestal Adolpho Ducke
Por Eduardo Gomes
Com o objetivo de apresentar a Florestal AdolphoDucke, por meio de estratégias que envolvem a educação ambiental, o projeto para crianças e jovens “Um olhar para a Reserva Florestal Ducke” (Educke), coordenado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), em conjunto com a Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), retoma nesta terça-feira (20) a realização de oficinas e exposições junto a 27 escolas públicas que compõem o sistema estadual e municipal de ensino da cidade de Manaus.
A primeira escola agraciada pelo projeto foi a Escola Estadual Marechal Hermes, localizada no bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus.O projeto que conta com o patrocínio das empresas Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) e Moto Honda da Amazônia desde 2010, leva aos alunos do 6º ano do ensino fundamental, exposições, jogos e palestras que visam a popularização do conhecimento sobre a biodiversidade da reserva para os estudantes.
As escolas participantes foram selecionadas aleatoriamente nas várias regiões de Manaus e a partir da aceitação da realização das atividades foram incluídas em um cronograma, contemplando desta forma a participação de cerca de 500 alunos nas oficinas e 5.000 alunos nas exposições. As escolas participantes recebem ainda um kit de material didático (jogo quebra-charadas e guia temático) para uso em suas atividades escolares.
Educke
O projeto Educke é desenvolvido desde 2004, mas foi a partir de 2011 que se ampliou como programa de educação ambiental e divulgação científica, tendo como meta principal, alertar a cidade para os cuidados que a população precisa ter com a Reserva Florestal Ducke e todos os organismos e sistemas dessa área. Nessa etapa estão envolvidos diretamente estudantes do ensino fundamental em atividades que objetivam a sensibilização ambiental e proteção do local.
Além das oficinas, as escolas recebem também exposição de banners sobre a biodiversidade, recursos hídricos e serviços ambientais proporcionados pela Reserva. A exposição inclui painéis interativos e informativos, além de jogos e dinâmicas desenvolvidas em grupos, que facilitam na troca de conhecimento entre alunos e pesquisadores.
Juntamente com a equipe de educadores e estagiários do Lapsea, participam no desenvolvimento das atividades, cerca de dez jovens, participantes do projeto Jovens Ambientalistas que atuam como monitores das atividades a serem desenvolvidas nas escolas, mais particularmente na exposição e condução de jogos e dinâmicas educativas.
Reserva Florestal
Localizada no Km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010), a reserva possui 10.072 ha. e serve como suporte para todas as linhas de pesquisas desenvolvidas pelo Inpa e outras instituições nacionais e internacionais. Por ser uma reserva típica de mata de terra firme, vem sofrendo uma grande pressão antrópica devido o seu contato com a mancha urbana de Manaus. Para garantir a proteção da área e de toda a biodiversidade existente, está em andamento um projeto que pretende transformar a área no "Jardim Botânico de Manaus" e, quando for concluído, será considerado o maior do mundo.
Parcerias
Para a produção e efetivação do projeto Educke, atuam como parceiros desse projeto a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), na mobilização e acesso às escolas da rede. Já no apoio técnico científico três grupos estão diretamente envolvidos no projeto: Projeto Sauim de Coleira; Projeto PPBio e Programa de Conservação do Gavião Real.
Redes Sociais