Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editora Inpa lança dois novos títulos
Início do conteúdo da página
Notícias

Editora Inpa lança dois novos títulos

  • Publicado: Segunda, 19 de Março de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 09h43

 

Os livros, escritos em linguagem simples e objetiva, são resultados de pesquisa e compilações de estudos realizados no Instituto

Por Clarissa Bacellar

Divulgação Editora Inpa

Os livros já estão disponíveis para compra

Na tarde desta segunda-feira (19), aconteceu o lançamento de dois novos títulos publicados pela Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência.

Os livros “Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-AM” e “Reserva Ducke: A biodiversidade amazônica através de uma grade” representam resultados de pesquisas e compilações de estudos realizados no Instituto.

Compuseram a mesa de divulgação o diretor do Inpa, Adalberto Val; o coordenador de Tecnologia da Informação (CTIN/Inpa), Laurindo Campos; a editora chefe da Editora Inpa, Isolde Ferraz; o pesquisador do Inpa e co-organizador do livro sobre a Reserva Ducke, Márcio Oliveira; e o especialista e autor do livro sobre frutos amazônicos, Afonso Rabelo.

Frutos nativos

Resultado de dois anos de pesquisa, “Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-AM” discorre sobre 38 espécies diferentes, catalogadas em 10 feiras livres na cidade de Manaus e indica sobre a época de comércio dos frutos, os preços cobrados nas feiras regionais e as principais formas de consumo.

A obra é de autoria do especialista em sistemática de palmeiras e fruteiras nativas da Amazônia, Afonso Rabelo. “Realizei essa obra com o objetivo de valorizar os frutos amazônicos (...), sobretudo os conhecimentos, costumes e tradições das populações tradicionais da Amazônia”, expõe.

Reserva Ducke

A obra "Reserva Ducke: a biodiversidade amazônica através de uma grade", organizada por Marcio Oliveira, Fabrício Baccaro, Ricardo Braga-neto e William E. Magnusson, traz os resultados dos trabalhos de diversos pesquisadores realizados na reserva, ressaltando o número de espécies animais e vegetais que foi possível conhecer depois da implementação de uma grade de trilhas que permitiu acesso a todos os setores da reserva.  “O livro é um esforço no sentido de preservar a Reserva Ducke e o que ela representa pra fauna, pra flora, pro clima de Manaus”, disse Oliveira.

O livro é uma compilação de estudos na Ducke que envolveram diversos grupos biológicos, como sapos, primatas, peixes, invertebrados, plantas e fungos e já havia sido publicada, em 2008, na forma de CD-ROM, juntamente com o Guia de Sapos e o Guia de Lagartos da Reserva Ducke e representa um importante produto do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), que foi o desenvolvimento de um método de inventário padronizado - O RAPELD, que tem como principal cliente os órgãos oficiais de conservação ambiental responsáveis por gestão de unidades de conservação.

Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, as publicações já fazem parte do processo de criação da chamada “economia verde”, que “seria um conjunto de princípios que além de manter os estoques naturais haveria um conjunto de ações para recuperar parte dos estoques que já foram degradados, por tanto, um conjunto de ações muito mais efetivas”.

E para que isso dê certo, segundo Val, é preciso ter “três ações fundamentais: a primeira delas é a produção de informação em ciência e tecnologia. Sem isso não vamos nem para um lado nem para o outro; Segundo, nós precisamos decodificar essas informações; e terceiro, e fundamentalmente, nós precisamos ter uma sociedade preparada para usar essas informações”.

“E neste contexto, penso que tanto uma obra quanto outra tem papel extremamente relevante, porque traduzimos a ciência que foi desenvolvida nas bancadas do laboratório para uma linguagem acessível e contribuímos, portanto, para que a nossa sociedade esteja mais preparada para esses novos momentos”, afirmou Val.

Como adquirir os livros

Tanto os livros “Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-AM”, que custa R$ 50 e "Reserva Ducke: a biodiversidade amazônica através de uma grade", R$ 35, quanto outros títulos, podem ser adquiridos na livraria da Editora Inpa em horário comercial, pelos telefones (92) 3643-3223/ 3642-3438 ou por meio do editora@inpa.gov.br. Para conhecer as outras obras ou obter mais informações, acesse: http://acta.inpa.gov.br/editora/



registrado em:
Fim do conteúdo da página