Filhote de Peixe-boi resgatado no interior do Amazonas será encaminhado ao Inpa
O animal chega à capital amazonense nesta terça-feira (20), às 11h30, no barco recreio Parintins, no Porto de Manaus
Por Séfora Antela/ AMPA
A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em convênio com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) receberá hoje (20), às 11h30, um filhote de peixe-boi encontrado na última sexta-feira (16), em Barreirinha, interior do Amazonas, distante da Capital 105 km.
O filhote receberá os primeiros cuidados no LMA e depois será encaminhado ao Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), em Presidente Figueiredo, onde será reabilitado.
Este é o primeiro animal que chega ao Inpa este ano. Em 2011, foram resgatados 13 filhotes órfãos, vítimas da caça ilegal. Atualmente, o LMA já reabilitou com sucesso mais de 100 filhotes de peixes-bois da Amazônia.
AMPA
No ano de 2000, pesquisadores do Inpa e do CPPMA, na necessidade de promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, manejo do peixe-boi e de outros mamíferos aquáticos existentes na Amazônia, criaram a AMPA, uma organização não governamental que atua em convênio com o Inpa e é patrocinada pelo Programa Petrobras Ambiental e recebe apoio da Fundação Grupo O Boticário.
No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde 1967 - Lei de Proteção à Fauna, No. 5197 e está classificado como espécie "vulnerável" pela UICN (2000).
Redes Sociais