Comitiva de Instituto português visita o Inpa para firmar parceria
A proposta é consolidar uma cooperação na troca de informações relacionadas à pesquisa
Por Eduardo Phillipe
Na manhã dessa segunda-feira (27), professores do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) de Portugal, conheceram as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A oportunidade serviu para firmar uma cooperação futura entre os dois Institutos em áreas específicas de conhecimento. Na ocasião, a coordenadora de capacitação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles, apresentou os programas de pós-graduação.
Além do professor e coordenador do curso de doutorado em Ciências Médicas do IHMT, Henrique Silveira, apresentar toda a estrutura em conhecimento que são ministrados pelo Instituto português, a professora Fátima Nogueira falou sobre a importância na troca de conhecimentos relacionados à parasitologia e o intercâmbio de alunos e professores portugueses. “Viemos saber o que o Inpa faz em relação à investigação e ensino”, disse Nogueira.
O coordenador de Malária e Dengue do Inpa, Wanderli Tadei, destacou a qualidade dos trabalhos dos lusitanos em relação às pesquisas sobre o controle de malária, e frisa o fortalecimento de uma parceria. “Queremos que os nossos cursos de pós-graduação possam ter um vínculo internacional. Seria um entrosamento interessante, pois novas áreas seriam introduzidas em nossos cursos, ampliando as linhas de pesquisas”, destacou.
Sobre o Instituto IHMT
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) é uma escola de pós-graduação da Universidade Nova Lisboa (UNL). Com uma linha de pesquisa diversificada na área de saúde, são oferecidos cursos de doutorado, mestrado, dentre outros.
Palestra
Além das reuniões em busca da parceria, nesta quarta-feira (29), às 17h, no mini-auditório da Diretoria (Campus I), será realizada palestra proferida pela professora Fátima Nogueira sobre seus trabalhos no IHMT, relacionados à resistência de parasitas aos antimaláricos.
Redes Sociais