Inpa promove o I Workshop do projeto Circuito da Ciência
O projeto Circuito da Ciência há 12 anos promove a popularização da ciência de maneira lúdica para os estudantes do Amazonas
Fernanda Farias
No dia 5 de março, no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) acontecerá o “I Workshop do Circuito da Ciência” das 9h às 17h, onde reunirá a Coordenação e a Equipe técnica do projeto, junto aos seus parceiros e futuros parceiros, com intuito de divulgar e discutir os resultados das atividades do Projeto Circuito da Ciência junto à sociedade, profissionais, estudantes e pesquisadores do Instituto.
“Vamos fazer uma avaliação de todos esses 12 anos de projeto, que visa integrar cada vezes mais a ciência no cotidiano de toda sociedade, por meio de atividades lúdicas, debates, apresentações, discussões e exposições. Toda população está convidada a acompanhar os resultados”, convida o Coordenador do projeto Circuito da Ciência, Jorge Lobato.
Durante as apresentações do evento, serão anunciados pela Secretaria Municipal de Educação, (Semed) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) os nomes das 40 escolas que farão parte este ano do Projeto Circuito da Ciência. “O workshop é uma ótima oportunidade de reafirmar esse grande projeto de difusão científica do Inpa com as escolas. E este ano queremos trabalhar mais com as escolas rurais e ribeirinhas”, comenta Lobato.
Na mesa de comissões estarão presentes representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas, ligado a comissão de Meio Ambiente, da Vara especializada; Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT-AM); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e também a presença do diretor de popularização da ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ildeu de Castro Moreira, palestrando sobre a popularização da ciência no Brasil. Além da presença dos patrocinadores Petrobras e Moto Honda da Amazônia.
“Estamos indo para 13° ano do Circuito da Ciência, e esse workshop é uma possibilidade de revermos todas as coisas boas que aconteceram. É hora de inovar outras propostas e permitir que cada parceiro possa expor onde podemos melhorar o que podemos inserir para este ano”, analisa Lobato.
Interação com o meio ambiente
O Bosque da Ciência e o Jardim Botânico são os principais locais que acontecem interação das crianças e adolescentes com o meio ambiente. Com 13 anos de existência, o projeto se compromete com a sociedade, buscando cada vez mais divulgar de maneira dinâmica as mais atuais pesquisas na área da ciência, para que cada vez mais estudantes de todo Amazonas se veja capaz de participar e contribuir com a área científica do Estado.
O projeto “Circuito da Ciência” é uma realização do Inpa/COEX/SAAV e conta com o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia, e com o apoio do Sesc Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas e Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Magistral, Sesi, Musa, Associação Amigos do Peixe-boi (AMPA), Brothers, Assinpa, Associação para o Desenvolvimento Coesivo do Amazonas (Adecam), Amazônia Viva e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), SESI Amazonas, Programa Ação Transformação, Projeto Tartarugas da Amazônia, Fametro, Clube Ciências/Ufam.
Redes Sociais