Inpa promove curso de modelagem espacial utilizando a plataforma Dinamica EGO
O curso será gratuito e aberto aos INCT’s e a comunidade. As inscrições acontecem até o dia 05 de março e o resultado divulgado no dia 10 de março no site do Inpa
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) dos Serviços Ambientais da Amazônia (SERVAMB), promove nos dia 9 a 13 de abril o “Curso Introdutório de mudança de uso e cobertura da terra com o Dinamica EGO”.
Dinamica EGO é um software de modelagem ambiental que permite elaborar modelos de uso da terra para simular o desmatamento futuro. O software foi desenvolvido pelo Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) do Instituto de Geociência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O curso disponibiliza 15 vagas. Os interessados devem enviar uma carta de intenção para o email pmlag@inpa.gov.br, justificando o interesse em participar do curso e sua experiência no uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG). A comissão organizadora selecionará os candidatos com base na carta de intenção.
O período do curso será de 9 a 13 de abril, nos horários de 8h30 às 12h e 14h às 17h no auditório da biblioteca do Inpa, campus I, localizado na av. André Araújo, Aleixo.
Orientação aos selecionados
Os candidatos selecionados deverão trazer seu próprio notebook e arcar com as despesas de translado, alimentação e acomodação.
Os participantes receberão um certificado ao final do curso expedido pelo Inpa e pelo INCT-SERVAMB.
INCT-SERVAMB
O SERVAMB é um projeto que visa reduzir as incertezas na quantificação dos serviços ambientais da Amazônia, especialmente no que se refere ao carbono e água, além de desenvolver ferramentas e cenários capazes de interpretar os custos benefícios de diferentes políticas públicas. A coordenação está sob a responsabilidade dos pesquisadores do Inpa Philip Fearnside (coordenador) e Paulo Maurício Graça (vice-coordenador).
O INCT promove ações sociais, com a participação dos produtores rurais e da comunidade na implementação, condução e no monitoramento das atividades. Também são oferecidos cursos e oficinas para que se tornem potencial local em geração de renda complementar as famílias residentes na área de atuação do projeto.
Confira a programação do curso aqui.
Redes Sociais