Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe ministro de relações exteriores e debate propostas de seminário
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe ministro de relações exteriores e debate propostas de seminário

  • Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 08h40

 

Além da elaboração do plano de realização de seminário sobre o desenvolvimento social, foram discutidas novas possibilidades de tratados de cooperação amazônica

Por Clarissa Bacellar

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Val, recebeu na manhã desta quarta-feira (01), o ministro e diretor do Departamento da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, Clemente Baena Soares e a diplomata Ana Prates, para tratarem sobre a realização de um seminário sobre desenvolvimento social na Amazônia.

Do Inpa também estavam presentes o vice-diretor, Estevão Monteiro; a coordenadora de cooperação e intercâmbio (COCI), Magalli Henriques; o coordenador de extensão (COEX), Carlos Bueno; a coordenadora de capacitação (COCP), Beatriz Ronchi Teles e o coordenador de administração (COAD), Raimundo Otaíde.

Além da elaboração do plano a ser seguido para realizar o seminário, previsto para Maio deste ano, foram discutidas as possibilidades de preparação de um “observatório amazônico”, que serviria como centro de informações a ser compartilhado não somente com a comunidade científica brasileira, mas também com todos os países que formam a Amazônia. “Não pode ser uma coisa isolada, a Amazônia não é só brasileira. Nós temos que trabalhar em conjunto”, frisou o diretor do Inpa.

“À ciência, cabe a integração das regiões”, afirmou Val, e com a criação de indicadores amazônicos (específicos e independentes), como o Wikiflora, pode-se facilitar a comunicação entre pesquisadores e estudantes de outros países com os brasileiros, que passam a ter acesso às informações com mais rapidez e veracidade.

Uma nova reunião para tratar do termo de referência para o seminário será realizada em Março, quando a diplomata Ana Prates voltar a Manaus. Pretende-se, ainda, realizar uma apresentação dos resultados do seminário na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio + 20, que irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página