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"Missing U": incentivo à conservação de espécies ameaçadas

  • Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2015, 08h30

 

Neste ano, um dos animais contemplados pela campanha é o boto-vermelho da Amazônia

Por Séfora Antela/ Ampa

O boto-vermelho (Inia geoffrensis) é endêmico dos rios da Amazônia e está colocado na categoria “quase ameaçada” da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). A principal ameaça sobre esses golfinhos é a captura para uso como isca na pesca da piracatinga (Callophysus macropterus), peixe necrófago também conhecido como “urubu d\'água”.

Por conta dessa prática, iniciada há quase 15 anos, estima-se que a população de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano, em algumas regiões da Amazônia. Esse dado foi obtido de estudos realizados por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Projeto Boto, com apoio da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

“O boto-vermelho, como outros grandes mamíferos, demora a atingir a maturidade sexual e sua taxa reprodutiva é lenta, dessa forma, a retirada de indivíduos jovens e de fêmeas da população na proporção que vem acontecendo não é sustentável, e se continuar, poderá levar a espécie a extinção em poucas décadas”, explica a chefe responsável pelo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa e conselheira da Ampa, Vera da Silva.

A empresa de cosméticos da Coréia do Sul, Etude House, lançou a campanha "Missing U" (“Saudades de você”, do inglês). A promoção apoiará a proteção de quatro espécies de animais ameaçados de extinção: o boto-vermelho da Amazônia, a foca da Groelândia, o pinguim-azul e o urso-panda.

Incentivo à conservação dessas espécies

A Etude House produziu um novo creme para as mãos, cujo recipiente especial representa um personagem de cada espécie. A embalagem do cosmético apresenta informações a respeito das ameaças que estes animais sofrem no mundo, e parte dos lucros, provenientes da venda dos produtos, é doado para atividades de pesquisa e conservação destas espécies.

Sendo assim, na terça-feira (17), a Ampa recebeu da Etude House, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Coréia (United Nations Environment Programme – Unep), uma doação em dinheiro que será destinado à pesquisa e às campanhas de educação ambiental com o intuito de minimizar a caça predatória dos golfinhos da Amazônia.

"Nosso trabalho tem atraído a atenção da sociedade nacional e internacional. Incentivos como este, de uma empresa Coreana, são a prova disto. Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e optando por marcas que tenham algum valor ambiental agregado. Já é a terceira empresa Coreana que apóia nosso projeto financeiramente, por meio do Programa. Algumas empresas brasileiras já realizam este tipo de apoio, mas acredito que ainda existam grandes possibilidades de parcerias entre as ONGs, que executam trabalhos relevantes, e a iniciativa privada brasileira", ressalta o diretor-executivo da Ampa, Jone César Silva.

Projeto Boto

O Projeto Boto do Inpa iniciou em 1993 e nesses 17 anos, o Projeto já marcou e monitorou mais de 500 botos que usam o sistema de rios da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (próxima a cidade de Tefé, distante da capital amazonense 663 km) para viver, alimentar-se e reproduzir.

UNEP

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) foi criado em 15 de dezembro de 1972, com o objetivo de coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e promover desenvolvimento sustentável. Para isso, trabalha com grande número de parceiros, incluindo outras entidades da ONU, organizações internacionais, organizações ligadas aos governos nacionais e organizações não governamentais.

Ampa

É uma organização não governamental, criada em 2000 com o intuito de promover atividades de proteção, conservação e pesquisa dos mamíferos aquáticos da Amazônia. É conveniada ao LMA do Inpa, em Manaus (AM), e ao Centro de Preservação e Pesquisa dos Mamíferos Aquáticos (CPPMA), em Balbina (Presidente Figueiredo/AM), e é patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

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