Com conteúdo dinâmico biblioteca do Inpa realiza Oficina de Elaboração de Artigos Científicos Segundo a ABNT
O técnico do Inpa, o bibliotecário Jorge Luiz, revelou que para o próximo mês outras atividades e palestras serão realizadas
Texto e foto Caroline Rocha/ Ascom Inpa
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIN) realizou nesta sexta-feira, (24), na Sala de Treinamento da biblioteca do Inpa, a Oficina de elaboração de artigos científicos segundo a ABNT.
Ministrada pelo técnico do Inpa, o bibliotecário Jorge Luiz Cativo, a Oficina visou estimular os participantes a conhecerem os elementos normativos acerca de publicações científicas. Participaram da Oficina alunos de graduação, pós-graduação e servidores do Instituto.
No decorrer da Oficina, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver temas e problemáticas de suas pesquisas. Elaboram também, os principais tópicos de artigos científicos, como: resumo, objetivos e justificativas. Além de dicas para tornar um artigo claro, objetivo e evitar erros e dúvidas frequentes.
Segundo o bibliotecário, Jorge Luiz Cativo, as atividades oferecem interação e participação de servidores e alunos, permitindo o uso mais amplo da biblioteca e dos recursos tecnológicos disponibilizados.
“O objetivo da direção da biblioteca é estimular, por meio da oficina, os participantes a conhecerem os elementos normativos acerca de publicação científica, já que a biblioteca tem papel social e educativo de promover não apenas o acesso, mas subsídios para que seus usuários contribuam de alguma forma com acriação de novos conhecimentos”, informou Cativo.
A bolsista do Inpa de biblioteconomia, Gisele de Lima Ferreira, ressaltou a importância da oficina para os finalistas de graduação, e ainda destacou o aprendizado eficaz, fornecido pela oficina por meio de linguagem fácil e dinâmica.
“A oficina nos deu suporte para o que está sendo ministrado em sala de aula, principalmente agora no final do curso, onde é preciso ter muito conhecimento e domínio das normas da ABNT. E o aprendizado se tornou mais fácil pela linguagem utilizada pelo palestrante”, assegurou a finalista de biblioteconomia.
Para a aluna de medicina veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Daniela de Souza, a oficina serviu para esclarecer suas dúvidas quanto às normas da ABNT para os artigos científicos.
“Achei a oficina excelente, bem explicativa e esclarecedora. Ao mesmo tempo que o palestrante ensinava, nós aprendíamos, houve um retorno de aprendizagem, e isso é essencial para fixar o conteúdo. Sem dúvida foi de grande importância ter participado da oficina” afirmou a aluna do Ifam.
Capacitação
O técnico ainda informa sobre outras três atividades mensais de capacitação que serão promovidas pela Biblioteca do Inpa, entre os quais estão: oficinas sobre uso de normas de bases de dados e ferramentas como Mendeley e End Note.
Redes Sociais