Inpa divulga lista de aprovados no processo seletivo de mestrado para a turma de 2014
Ao todo foram oferecidas 134 vagas distribuídas em oitos programas de pós-graduação do Inpa
Por Josiane Santos
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) divulga a lista dos aprovados no processo seletivo de mestrado turma 2014 dos Programas de Pós-Graduação do Instituto.
Confira a lista dos aprovados dos cursos: Agricultura no Trópico Úmido (ATU), Botânica (BOT), Ciências de Florestas Tropicais (CFT), Biologia de Água Doce e Pesca Interior (BADPI), Entomologia (ENT), Clima e Ambiente (CLIAMB) - parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - e Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBEv). O resultado do processo seletivo do programa de pós-graduação em Ecologia será divulgado na segunda-feira (23).
Orientações
Os aprovados deverão confirmar sua intenção de cursar o mestrado até a data limite descrita em cada editais dos cursos. Caso haja desistência, a vaga liberada será preenchida por outro candidato aprovado, se houver, conforme a ordem de desempenho obtida na avaliação, respeitando-se as notas mínimas exigidas nas provas.
Os candidatos aprovados, ou em lista de espera, que desejam mais informações sobre o processo seletivo do Inpa pode entrar contato com números os indicados nos editais de cada curso.
Bom desempenho
De acordo com avaliação trienal stricto sensu realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os Programas de Pós-Graduação em Botânica, Entomologia e Ecologia aumentaram em um ponto seu desempenho em relação à última avaliação feita em 2010 obtendo 4, 5 e 6, respectivamente. As notas vão de 1 a 7, sendo que 6 e 7 equivalem a um padrão de qualidade de nível internacional.
O programa de Ciências de Florestas Tropicais recebeu nota 5. Os programas Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e o de Clima e Ambiente permaneceram com nota 4. Já os programas Agricultura de Trópico Úmido e o mestrado profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia, curso criado recentemente em 2010, receberam nota 3.
A avaliação trienal da capes avaliou 5.082 cursos de mestrado e doutorado de todo o país. O processo considerou todas as informações prestadas pelos cursos durante os anos de 2010, 2011 e 2012.
Segundo a Capes, as instituições são avaliadas com base nos professores, alunos, teses e dissertações; produção intelectual. Além disso, os cursos são avaliados também pela inserção social e diferenciais de alta qualificação e desempenho de forte liderança nacional.
Redes Sociais