Última edição de 2013 do Circuito da Ciência do Inpa acontece neste sábado
Depois o projeto “tira férias” e só volta em março de 2014. Mas o Bosque da Ciência, espaço onde funciona o projeto, continuará recebendo os visitantes
Por Cimone Barros
Neste sábado (7) acontece a última edição do ano do Circuito da Ciência, projeto de popularização científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Exposições científicas, oficinas, palestras, apresentação cultural e visitas guiadas pelos espaços e trilhas do Bosque da Ciência fazem parte da programação.
A 10ª edição de 2013 terá a participação de aproximadamente 300 crianças de quatro escolas convidadas: Escolas Municipais Nova Vida (Mauazinho) e Nossa Senhora Aparecida (Nova Floresta) e Escolas Estaduais André Vidal de Araújo (Cidade Nova) e José Milton Bandeira (Vale do Sinai). O Circuito ocorre das 8h às 12h, no Bosque da Ciência, que fica na Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, Zona Centro-Sul de Manaus (AM).
Depois dessa rodada, o projeto “tira férias” e só retorna em março de 2014. Antes, a coordenação faz um workshop para preparar a programação de todo o ano para o projeto. “A partir do ano que vem o Circuito ocorrerá na última sexta-feira do mês e não mais aos sábados. A ideia é conciliar o projeto com a rotina escolar”, adiantou o coordenador em exercício do Bosque da Ciência, Ney Amazonas.
No Bosque, os visitantes poderão conhecer muitos elementos da biodiversidade amazônica, como peixes-bois, ariranhas, tartarugas, iaçás, jacarés, variadas espécies de peixes, poraquês, condomínio das abelhas, macacos, cutias, Tanimbuca (árvore de 600 anos), além de trilhas educativas e suspensas, casa de madeira e casa da Ciência.
Atividades
O circuito tem uma programação voltada para a popularização das informações científicas produzidas pelo Instituto. Nela constam oficinas e exposições de malária e dengue, leishmaniose, abelhas das orquídeas, insetos aquáticos, jogos educativos (Lapsea), herbário e carpoteca, a floresta em uma biblioteca, recursos hídricos, saúde bucal (UEA/Ufam), Sala de Ciências (Ufam), Sala de Ciências (SESC), gestão de resíduos (Moto Honda).
Também participam os projetos Com posição Certa (Uninilton Lins), Com Postura (Fametro), Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais (Semmas), Coleta Seletiva (Semulsp), Manaus Ambiental, Despertando a Consciência (Uninorte), Pirogravuras em Papel Reciclado, Atividades Ambientais (Câmara Nipo), Grupo de Escoteiro Amazonas, projeto do PCE “Desmistificando as geotecnologias na Zona Rural de Manaus-Amazonas” – Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos – BR 174, Km 23.
Bosque
O Bosque da Ciência recebe cerca de 140 mil visitantes, por ano. O espaço fica dentro do Inpa, com entrada pela Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, com funcionamento normal indo de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada), e sábados, domingos e feriados das 9h às 16h30 (entrada). Na segunda-feira, o espaço é fechado para manutenção.
Nas duas últimas semanas de dezembro, o bosque funcionará direto, de domingo a domingo e sem intervalo para almoço. O ingresso custa R$ 5, exceto para crianças até 10 anos e idosos a partir de 65 anos. Grupos escolares agendados têm entrada gratuita. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.
Redes Sociais