Inpa realiza curso de capacitação de plantio para estudantes de escolas públicas de Manaquiri (AM)
O curso mostrará técnicas de produção, plantio e cuidados de plantas com valor econômico para a região. As aulas serão voltadas a estudantes de ensino médio e produtores rurais que foram selecionados de acordo com as áreas que sentem mais afinidade
Por Raiza Lucena
Com a proposta de dar aos estudantes de ensino médio da rede pública a oportunidade de experimentar áreas do conhecimento profissional que poderão ser desenvolvidas na região, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) inicia na próxima segunda-feira (9), o primeiro 'Curso de Férias: produção de mudas, plantios e cuidados' no município de Manaquiri (AM), interior do Amazonas.
Elaborado por pesquisadores e técnicos do laboratório de Inventário Florístico e Botânica Econômica da Coordenação de Biodiversidade do Inpa (CBIO/Inpa), o curso tem o objetivo de aperfeiçoar e capacitar estudantes do ensino médio da rede pública municipal e estadual e produtores rurais de Manaquiri, por meio de técnicas de produção, plantio e cuidados, tendo em vista a melhoria na qualidade de vida e o nível de conhecimento científico na área de pesquisa e no desenvolvimento tecnológico do município. Será a junção do conhecimento técnico/científico com a experiência popular. O curso será realizado no Centro de Treinamento de Produtores Rurais em Negócios Sustentáveis, localizado na rodovia AM-354, Km 8, no município de Manaquiri (AM).
“Eu vejo que o município tem muita carência de orientadores e os moradores não tem muitas opções de convivência com outras áreas. A chegada do Inpa ao Centro de Treinamento irá dar a oportunidade de que eles convivam com os pesquisadores e que tenham uma troca de conhecimento. Manaquiri tem muita área verde, então essa é a oportunidade dos alunos verem em que se identificam, buscar se profissionalizar e retornar ao município para desenvolver atividades que possam ajudar na economia”, afirma Juan Revilla, um dos professores responsáveis pelo Curso de Férias.
Curso de Férias
Foram selecionados 50 estudantes para o curso tendo como base um formulário preenchido especificando a área de conhecimento em que tinham mais afinidade (Ciências Naturais, Agronomia, Turismo, Biologia e Ciências Florestais). Serão cinco turmas que passarão 8 horas por dia (durante cinco dias) tendo aulas práticas e teóricas ministradas por professores e servidores do Inpa. Os alunos do curso receberão transporte, alimentação e certificado de participação com carga de 40 horas.
Os assuntos abordados no curso serão: filosofia do uso sustentável da floresta amazônica, tendências econômicas da Amazônia, produção de mudas, preparo e canteiro, plantio em sacos de mudas, plantio no campo e tipos de plantio.
“O trabalho é muito direcionado a aproveitar e valorizar a floresta como variadas formas de uso: alimentos, cosméticos e até o uso medicinal. A intenção é que eles aprendam que a floresta tem mais valor em pé do que derrubada”, explica Revilla.
Redes Sociais