Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais recebe solicitação de análises
Os equipamentos de última geração foram adquiridos na Alemanha e no Japão com verba do Ministério do Planejamento, por meio do projeto Grandes Vultos
Da Redação da Ascom*
Pesquisadores e estudantes da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) interessados nos serviços disponíveis na Central Analítica do Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (CA-LTQPN) podem acessar aqui o formulário de solicitação de análises por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e por Espectrometria de Massas (EM) ou no link de acesso aos documentos em Downloads, na página do Inpa/MCTI.
Desde o dia 3 de outubro, quando foi inaugurada a CA-LTQPN, os pesquisadores não precisam mais mandar os extratos e as substâncias isoladas das plantas para outras instituições fora de Manaus para concluir os estudos iniciados no Inpa/ MCTI. A central está restruturada com equipamentos de última geração, oriundos da Alemanha e do Japão, e com alto desempenho que visam acelerar a produção científica, treinar pessoal e colaborar com os cursos de pós-graduação e com outras instituições de pesquisas.
Segundo a gestora da CA-LTQPN, Zelina Torres, nessa primeira fase, aCentral foi estruturada para realizar análises por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Espectrometria de Massas (EM) na elucidação estrutural de produtos naturais micro e macromoleculares. A central conta com um espectrômetro de RMN de 300 MHz (modelo Fourier300) e dois espectrômetros de massas, um com analisador do tipo ion-trap (modelo Amazon Speed) e outro com analisador time of flight (modelo microTOF Q-II), todos da empresa Bruker.
Os dois EM estão acoplados com cromatógrafos líquidos de alta eficiência, modelo Prominence, da empresa Shimadzu. O espectrômetro de RMN é capaz de realizar vários experimentos de 1H e 13C, tantomono como bidimensionais. Os espectrômetros de massas realizam tanto experimentos de fragmentação de íons como de determinação de massa exata correspondentes a micro e macromoléculas. “Além dos equipamentos, a CA-LTQPN conta com um corpo técnico qualificado e que vem sendo treinado para operar esses equipamentos”, revelou.
A central é coordenada por um conselho gestor formado pelos doutores Adrian Martin Pohlit, Cecília Veronica Nunez, Maria da Paz Lima e Sergio Massayoshi Nunomura. Num primeiro momento, a central oferece a possibilidade de realização de análises por ambas as técnicas (EM e RMN). Os membros do Comitê Gestor tem disponibilidade de discutir a implantação de métodos para a análise de micro (vitaminas, hormônios, etc.) e macromoléculas (peptídeos, proteínas e outras macromoléculas) em colaboração com outros GPs do Inpa.
Mais informações pelo telefone (92) 3643-3652 ou via e-mailzelina@inpa.gov.br .
*Com informações da CA-LTQPN
Redes Sociais