Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Empresas incubadas do Inpa apresentam produtos e processos a partir de pesquisas durante a FIAM
Início do conteúdo da página
Notícias

Empresas incubadas do Inpa apresentam produtos e processos a partir de pesquisas durante a FIAM

  • Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 11h12

 

Uma das empresas, composta por ex-alunos de pós-graduação do Inpa, mostrou trabalhos na área de projetos ambientais para investidores internacionais durante a feira  

Da redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) mantém durante a Vll Feira Internacional da Amazônia (FIAM) o espaço para que a população conheça iniciativas de desenvolvimento baseado em pesquisa científica. A farinha de pupunha, cosméticos e medicamentos gerados a partir de  plantas da Amazônia, além de projetos ambientais  estão em exposição no estande Inovação do Inpa.

As empresas incubadas no Instituto, Nectar, CiaFlor, Amazônia Socioambietal, Biozer, Delicatessem e  Aodhdon Serviços Ambientais participam até este sábado (30) da FIAM e mostram como é possível aliar empreendedorismo ao uso racional dos recursos naturais. Uma das empresas incubadas do Inpa, a Amazônia Socioambiental, participou duram a feira do lll Fórum de Investidores na Amazônia que reuniu apenas outras três empresas em uma rodada de negócios com investidores internacionais.

Para o diretor executivo da Amazônia Socioambiental, Diego Brandão, que é ex-aluno de pós-graduação do Inpa, a atividade ressalta o papel da ciência no desenvolvimento regional. “A empresa gerencia projetos socioambientais com iniciativas participativas com cooperativas, por exemplo. Nós auxiliamos na captação de recursos para essas cooperativas e prestamos apoio no gerenciamento. Nosso plano de negócios foi avaliando pela Fapeam, Finep, BNDES e Suframa e considerado inovador. Todo esse projeto é forte, pois temos o Inpa que dá o respaldo”, disse.

Para o pesquisador do Inpa e proprietário da empresa Biozer, Carlos Cleomir, a ciência tem muito a colaborar para desenvolvimento da Amazônia e já há resultados. “São mais de 15 anos de trabalho e nós conseguimos fazer a gestão de conhecimento. Na pesquisa incorporamos os marcadores químicos em alimentos, cosméticos e medicamentos para ter uma aplicação em várias doenças como câncer, úlcera e também conseguimos desenvolver cicatrizantes”, explica.

Também neste sábado o Inpa fará uma degustação de produtos como a farinha de pupunha. Hoje sete empresas estão incubadas pelo Inpa e já fazem parte do processo de transferência de tecnologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página