Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Circuito da Ciência do Inpa acontecerá nas sextas-feiras a partir de 2014
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto Circuito da Ciência do Inpa acontecerá nas sextas-feiras a partir de 2014

  • Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 11h11

 

O anúncio foi feito neste sábado pelo coordenador em exercício do Bosque da Ciência, Ney Amazonas, durante a penúltima edição do ano

Por Cimone Barros

Um laboratório a céu aberto. Assim é definido o projeto Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) pela professora Helena Costa, 50, da Escola Municipal Alexandrina Barros, uma das quatro escolas convidadas para participar da 9ª edição do ano do projeto, neste sábado (30). Para 2014, algumas novidades são preparadas. Entre elas, a alteração de funcionamento do Circuito, que passará do último sábado do mês para a última sexta-feira.

Cerca de 400 estudantes das Escolas Municipais Alexandrina Barros, da Colônia Santo Antônio, e Olga Figueiredo, do Alfredo Nascimento; e das Escolas Estaduais Samuel Benchimol e Roberto dos Santos Vieira, as duas últimas do bairro Nova Cidade, participaram desta rodada. Neste número também estão incluídos os alunos que vieram de escolas agendadas.

“Em termos de praticidade, a mudança de dia será muito bom, pois poderemos incluir essa atividade de vivência do conteúdo na rotina diária da escola, que é de segunda a sexta-feira”, disse Helena Costa.

Voltado para os estudantes, o Circuito da Ciência é um projeto de popularização da ciência e de socialização das informações científicas e tecnológicas produzidas pelo Inpa, por meio de oficinas, exposições científicas, jogos educativos e trilhas pelo Bosque da Ciência. Ele funciona há 14 anos e já atendeu mais de 50 mil estudantes.

“Eu gosto muito daqui, porque a gente conhece mais sobre a floresta, os animais, o meio ambiente e a nossa história. E na Casa da Ciência, por exemplo, tem tudo isso: a moradia do seringueiro, a maior folha do mundo, o jacaré”, contou a estudante do 9º ano da Escola Municipal Olga Figueiredo, Taiwany Rodrigues, 14.

De acordo com o coordenador em exercício do Bosque da Ciência do Inpa, Ney Amazonas, a transferência de sábado para sexta-feira visa encaixar o projeto na rotina escolar e dar oportunidades aos sabatistas, aquelas pessoas que guardam o sábado por convicção religiosa, de também participarem do circuito.

“O projeto não é um passeio que os alunos fazem no bosque. É uma aula diferenciada, realizada numa área rica de elementos da fauna e flora da Amazônia, na qual o conteúdo é repassado de outra maneira por técnicos e pesquisadores do Inpa e de instituições parceiras”, contou Amazonas.

Última edição de 2013

Como o público-alvo do projeto são alunos da rede pública de ensino, a coordenação do projeto antecipou a 10 e última edição para o próximo sábado (07/12). Depois, entra de férias e só retorna em março de 2014.

Além disso, para aproveitar melhor as férias escolares, o recesso do trabalho e a temporada de cruzeiros em Manaus 2013/2014 e visitantes na cidade, nas duas últimas semanas de dezembro, o Bosque da Ciência (não o projeto Circuito da Ciência) funcionará direto, de domingo a domingo e sem o intervalo do almoço.

Por ano, o bosque recebe cerca de 140 mil visitantes. O espaço fica dentro do Inpa, com entrada pela Rua Otávio Cabral, Petrópolis, Zona Cetro-Sul de Manaus, com funcionamento normal indo de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30 (entrada), e sábados, domingos e feriados das 9h às 16h30 (entrada). Na segunda-feira, o espaço é fechado para manutenção.

O ingresso custa R$ 5, exceto para crianças até 10 anos e idosos a partir de 65 anos, e grupos escolares agendados têm entrada gratuita. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.

registrado em:
Fim do conteúdo da página