Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Notícias Ações contra a Covid-19 > Inpa ajuda no mapeamento de casos e evolução da dispersão da Covid-19 em Boa Vista
Início do conteúdo da página

Inpa ajuda no mapeamento de casos e evolução da dispersão da Covid-19 em Boa Vista

Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 16h44 | Acessos: 996

MapeamentoNAPRRCOVID19NAPRRINPA

Engajamento institucional do núcleo do Inpa em Roraima contribui com as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em Manaus-AM, o Instituto disponibilizou um termociclador que será utilizado pelo Laboratório Central do Amazonas no diagnóstico de novos casos da doença

Da Redação – Inpa

Foto: Divulgação NAPRR/ Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), por meio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Roraima (NAPRR), está auxiliando no mapeamento dos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) em Boa Vista (RR). A parceria é fruto de uma demanda da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

“Sabendo que o NAPRR atua na área de geoprocessamento, a SVS nos solicitou a produção de mapas com foco nos bairros de residência dos casos confirmados de Covid-19 no município”, explicou o técnico em C&T e chefe substituto do NAPRR, o geógrafo Arthur Citó.

Segundo Citó, a produção cartográfica está focada na atualização semanal dos casos confirmados por bairro (mapa temático quantitativo – graduado/ intensidade de casos), série temporal com a evolução da dispersão dos casos confirmados e gerenciamento de um banco de dados geográfico com as informações transmitidas pela SVS e SMSA.

Os mapas auxiliam a SVS na visualização da distribuição dos casos e sua evolução quantitativa no município de Boa Vista. As informações podem servir no planejamento de ações de prevenção e controle à covid-19, além de distribuição e uso de recursos humanos, materiais e de equipamentos. “Não há nenhuma ação de campo do Inpa, nosso trabalho é todo no laboratório”, explicou Citó.

A SMSA adiciona os mapas ao boletim semanal da Secretaria de Saúde, publicado às sextas-feiras. O informativo circula apenas na rede interna da Prefeitura de Boa Vista e não está disponível online.

Saiba Mais

MAPA - CASOS CONFIRMADOS COVID-19 EM BOA VISTA - 02/04/2020.

COVID19BoaVista020420INPA

MAPA - SÉRIE TEMPORAL - 27/03, 30/3 E 02/04/2020.

Série Temporal 01 COVID 19

registrado em:
Fim do conteúdo da página