Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios Temáticos > Solos e Plantas > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional - Solos e Plantas

Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 14h51 | Acessos: 3204

Solos e Plantas

Institucional

Infraestrutura

Serviços

Fale Conosco

O Laboratório Temático de Solos e Plantas (LTSP) foi formado pela fusão dos laboratórios analíticos das antigas Coordenações de Pesquisa em Agronomia Tropical, Silvicultura Tropical e Ecologia. Atualmente o Laboratório é parte da COPES, mantendo estreita relação com demais focos institucionais vinculados.  Desde 1997 o LTSP funciona como um Laboratório Temático, regulamentado pela Resolução RE. 012-97, e atualizada pela RE N° 002/2016, que estabelece suas normas de utilização e funcionamento. O LTSP é gerido por um Comitê Gestor, atualmente definido pela Portaria PO INPA N°32/2022 e uma Gestora Técnica, definido pela Portaria PO INPA N°31/2022.

O LTSP não faz análises como prestação de serviços para a iniciativa privada. As análises são realizadas pelos usuários (estudantes, bolsistas e técnicos), que viabilizam, através de seus orientadores e projetos de pesquisa, a aquisição de reagentes para o desenvolvimento de suas atividades, bem como a aquisição e manutenção de equipamentos, se necessário. Isso, por si só, já carrega a noção de que os usuários também são responsáveis por cuidar do laboratório.

A utilização do LTSP é facultada aos pesquisadores, alunos e bolsistas do INPA; pesquisadores, alunos e bolsistas de outras instituições públicas e privadas com projetos associados ao INPA, registrados na COPES.

 

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta, das 07:00 às 17:00 horas*. 

*Em função das metodologias analíticas empregadas, o LTSP permite a execução de análises fora do horário de expediente. Por questões de segurança, o usuário deve solicitar formalmente à Gestão do laboratório, através de seu orientador, a obtenção da autorização para a entrada/permanência de usuários nas dependências do laboratório.

Parceiros

UFAM, UEA, IFAM, Embrapa Amazônia Ocidental - LASP, Embrapa Solos, ESALQ-USP.

registrado em:
Fim do conteúdo da página