Missão, Visão e Valores
Órgão da Administração Direta do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / INPA - foi criado com a finalidade de realizar o estudo científico do meio físico e das condições de vida da região amazônica, tendo em vista o bem estar humano e os reclamos da cultura, da economia e da segurança nacional.
Sua missão é "gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia, e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia".
Ao longo de seis décadas, vem assumindo responsabilidade crescente na tarefa de produzir conhecimento, estabelecendo um compromisso com o desenvolvimento sustentável, a defesa do meio ambiente e de seus ecossistemas, expandindo os estudos sobre a biodiversidade, a sociodiversidade, os recursos florestais e hídricos.
VISÃO DE FUTURO
"Ser um instituto moderno, reconhecido pela comunidade científica nacional e internacional e pela sociedade brasileira, pela relevância de suas pesquisas sobre a Amazônia, e reconhecido como fornecedor de subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento regional".
VALORES E PRINCÍPIOS*
- Ética e excelência na pesquisa – Alcançar a excelência na realização das atividades científicas e tecnológicas deve ser prioridade para os pesquisadores e tecnologistas em suas respectivas áreas de atuação. O desenvolvimento das atividades deve estar pautado na obediência à ética das ciências e na ética que regula o funcionamento do serviço público.
- Respeito nas relações sociais – Adotar formas de trato respeitoso e educado com os servidores durante o exercício de suas diferentes atividades, independentemente de origem social, enquadramento funcional, nível de escolaridade, titulação, sexo e raça. Estes preceitos também devem se estender às relações entre o Instituto e seus usuários e clientes.
- Valorização e respeito ao patrimônio sociocultural e à biodiversidade da Amazônia – Balizar e assentar nesses preceitos todas as atividades do Instituto seja atividades-fim ou não, de modo a reforçar sempre o compromisso do Instituto com a conservação/preservação da biodiversidade da região.
- Responsabilidade social – Atentar para as necessidades das comunidades e dispor-se a utilizar a qualificação e talento de seus servidores para a promoção socioeconômica das parcelas mais carentes da população, atentando para a necessidade de buscar a sua inclusão social, por meio dos resultados das suas pesquisas.
- Transparência na gestão – Buscar a transparência na gestão, para que os servidores se sintam como parte ativa nos destinos do Instituto e passem a se considerar responsáveis na solução dos problemas e no cumprimento das prioridades e atividades que lhes forem colocados.
- Qualidade na prestação de serviços – assegurar a qualidade, a precisão e a confiabilidade dos resultados de suas pesquisas e dos seus serviços dentro dos mais altos padrões possíveis.
- Valorização do servidor – Promover a capacitação, o reconhecimento e a valorização dos servidores do Instituto, visando à criação de um ambiente de trabalho de alta qualidade e a promoção da imagem do Instituto no seu ambiente externo.
Fonte: Plano Diretor do INPA – 2016-2020
Redes Sociais