Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Carta aos servidores - novo Plano Diretor da Unidade - PDU 2021-2025
Início do conteúdo da página
Notícias

Carta aos servidores - novo Plano Diretor da Unidade - PDU 2021-2025

  • Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 09h22
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 17h07

PDUINPA20212025

Mensagem aos Servidores do INPA por ocasião do início da elaboração do novo  Plano Diretor do INPA 2021 – 2025.

  

Servidoras e Servidores do INPA,

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) se prepara para organizar e planejar o novo Plano Diretor da Unidade (PDU) para os próximos cinco anos. A nova estrutura do PDU, que norteará o Instituto no cumprimento de sua missão para os anos de 2021 a 2025, deverá ser construída por todos os servidores.

É grande a responsabilidade e o desafio de se planejar e de se gerir uma instituição com 68 anos de criação, tão complexa e multidisciplinar como o Inpa. A elaboração do novo Plano Diretor se inicia em um cenário de mudanças profundas que impactam as áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação, meio ambiente, matriz socioeconômica, principalmente na Amazônia, nosso território de atuação. É um cenário que desafia o INPA a aprofundar o diálogo institucional para decidir sobre assuntos estratégicos referentes ao nosso macroprojeto institucional. E devemos fazer isso sem perder o foco dado pelas políticas governamentais e internacionais que nos orientam (Clique aqui para acessar os Documentos de Referência).

Recentemente, o MCTI indicou alguns temas prioritários ao governo Federal e a construção do PDU deverá levar em consideração estes temas, nunca esquecendo de nossa missão, priorizando sempre o conhecimento e a qualidade de vida de nosso povo. Ainda, este momento deverá ser de reflexão tendo em vista que 45% dos servidores do INPA já adquiriram o direito de se aposentar. É fundamental que o INPA esteja unido em busca de criar as condições para ampliar a capacidade de resposta frente às necessidades da Amazônia.

Recentemente, instituímos no INPA uma Comissão do Plano Diretor, que terá a missão de gerenciar todo o processo de construção do PDU, por meio de uma metodologia sistematizada, com a realização de um exercício prospectivo, oficinas, de discussões participativas e estratégicas para a bem-sucedida condução do processo.  Deveremos zelar para que todo o processo seja coletivo e transparente envolvendo todos os servidores do INPA em seus diferentes cargos e unidades de lotação.  Ao final, o documento proposto deverá sintetizar e explicitar as metas consensuadas para o INPA no que diz respeito à pesquisa, extensão, capacitação e gestão, os eixos estruturantes, os objetivos e linhas de ação a serem utilizados como base para nortear as ações institucionais. Este será apresentado para aprovação do Conselho Técnico Científico do INPA e finalmente ao MCTI.

Por isso, vamos ficar atentos e contribuir com as discussões! Vamos todos participar da construção desse novo PDU, que deverá ser entregue até 15 de dezembro de 2020. 

 

Saudações!

Antonia Maria Ramos Franco Pereira

 

SAIBA MAIS:

Planos e Políticas - Plano Diretor do INPA - 2021-2025

registrado em:
Fim do conteúdo da página