Inpa abre as portas dos laboratórios para 250 estudantes da rede pública de ensino
A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem como objetivo aproximar a C&T da população, promovendo eventos que congreguem centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica
Da Redação - Ascom Inpa
Foto: Cimone Barros
Herbário? Biotério? O que faz um Laboratório de Bioprospecção? Estas e outras perguntas serão respondidas para cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino de Manaus (AM), na manhã da próxima quinta e sexta-feira (6 e 7 de outubro), quando o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) estará de “Portas Abertas” para a comunidade estudantil. A atividade faz parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do instituto.
Os estudantes da Escola Estadual Sant'Ana (bairro Aleixo) serão divididos em pequenos grupos e durante dois dias percorrerão diferentes laboratórios científicos do Inpa e ver de perto os trabalhos realizados nas bancadas da instituição. “Essa é uma forma de aproximar o estudante do fazer científico”, diz a coordenadora do SNCT do Inpa, Denise Gutierrez, titular da Coordenação de Tecnologia Social (Cots). “Os estudantes vão entrar num ambiente de pesquisa e vivenciar o chão de um laboratório”, complementa.
As atividades acontecerão das 9h às 11h e serão distribuídas nos três Campi do Inpa (localizados no Aleixo e no V-8), onde os estudantes poderão conhecer, no Campus I, as atividades do Laboratório de Bioprospecção; Laboratório de Mamíferos Aquáticos; Laboratório de Papel, Celulose e Carvão Vegetal; Laboratório de Anatomia e Identificação de Madeiras; Biotério; Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa); Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea); Laboratório de Entomologia (Campus II) e Laboratório de Fisiologia aplicada à Piscicultura (Campus III).
Dentre as atividades, os alunos terão a oportunidade de conhecer o local onde as plantas são catalogadas, estudas e guardadas, o Herbário do Inpa, um dos maiores herbários do Brasil e que abriga cerca de 270 mil exemplares de amostras da flora amazônica. Já o Biotério é o local onde são criados e mantidos animais vivos destinados à experimentação científica.
No Laboratório de Bioprospecção do Inpa, que trabalha com a química de produtos naturais das plantas e coordenado pela pesquisadora Cecilia Nunez, serão mostrados aos alunos os trabalhos que o laboratório realiza na investigação de novas substâncias. “Uma vez encontradas (isoladas) estas substâncias, são realizados os testes biológicos contra bactérias e fungos e também para saber se a substância é tóxica ou não, além de testes oxidantes”, explica o mestrando em Biotecnologia, Fabio Vidal, um dos condutores do Portas Abertas no local.
Com o tema “Ciência alimentado o Brasil”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de divulgação científica do país e é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais; agência de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.
O objetivo da SNCT é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.
A programação no Instituto teve início em setembro. O lançamento oficial do evento no Inpa acontecerá no dia 18 de outubro, às 9h, na Ilha da Tanimbuca, situada no Bosque da Ciência do Inpa, com entrada pela rua Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. As atividades prosseguem até novembro com diversas atividades, inclusive uma grande exposição no Amazonas Shopping, nos dias 27 e 28 de outubro.
Redes Sociais