Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Livros GEEA - Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos

Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 09h34 | Acessos: 12560

Livro - Tomo I

Tomo I

Esta obra relata a idéia de criação, estrutura e funcionamento do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA). Além disso, trata de três temas essências para a Amazônia: mudanças climáticas, biodiversidade e água no mundo moderno. Visa sintetizar e difundir informações sobre a realidade amazônica numa linguagem bastante acessível, servindo como subsidio às políticas públicas a serem traçadas para esta região estratégica para o Brasil e o mundo. Assim, estamos seguros de que ela desempenhará importante papel no processo educativo e sócio-cultural, propiciando os meios teóricos necessários para que a sociedade venha implementar o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

Download

Livro - Tomo II

Tomo II

Esta obra trata de três temas centrais para a Amazônia: recursos pesqueiros, doenças tropicais e ciência contemporânea & conhecimento indígena. Como o Tomo I e todos que sucederão, ela visa aportar informações úteis para o processo de desenvolvimento sustentável da região, com base no conhecimento científico e na participação coletiva. Não é demais lembrar que esse é um dever de todos, cabendo a cada um papel relevante. A obra do GEEA se insere nesse contexto e só se realiza plenamente quando for lida, interagida com o leitor.

Download

Livro - Tomo III

Tomo III

Esta obra aborda quatro temas de suma importância para a Amazônia: setor madeireiro, geodiversidade, sociodiversidade e globalização. Nela são aportadas idéias e sugestões de diversos pensadores, todos imbuídos do propósito de colaborar para que a região seja mais bem compreendida e aproveitada. Neste contexto, as questões locais e globais são confrontadas, levando à idéia central de que o desenvolvimento só se torna verdadeiramente sustentável mediante a participação coletiva e na qual a educação deve ser prioridade absoluta.

Download

Livro - Tomo IV

Tomo IV

Esta obra trata de cinco temas de crucial importância para a Amazônia: agricultura, educação, papel do estado, setor energético e humanismo, este retratado numa expressão altamente poética do Thiago de Mello que o intitulou “ciência a serviço da esperança”. A obra é recheada de idéias inovadoras e criativas e por certo servirá como importante referência para todos aqueles que se interessam pelo conhecimento desta região emblemática para o Brasil e o mundo.

Download

Livro - Tomo V

Tomo V

Esta obra aborda cinco temas de suma importância para a Amazônia: células-tronco, transportes, viajantes-cronistas, segurança nacional e ciência & religião. Por sua vez, tais temas são desdobrados em questões essenciais como biotecnologia, infraestrutura, história, geopolítica e sociedade. Estamos convictos de que ela se constitui num marco referencial de grande valia para pesquisadores, gestores, políticos, estudantes e todo cidadão interessados na compreensão desta região verdadeiramente estratégica para o Brasil e o mundo.

Download

http://portal.inpa.gov.br/portal/images/capas/capageea_07.png

Tomo VI

Esta obra trata de cinco temas vitais para a Amazônia: hidrelétricas, evolução biológica, ecopolítica, humanismo e educação. Aparentemente desconexos, estes temas guardam entre si uma relação estreita, unindo idéias sobre ciência, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e formação humana. Estamos certos que ela se constitui numa referência sólida e esclarecedora sobre a realidade atual e futura da Amazônia, esta região sobre a qual todos nós devemos cultivar reverência e comprometimento.

Download

http://portal.inpa.gov.br/portal/images/capas/capageea_06.png

Tomo VII

Esta obra trata de relevantes questões vinculadas a cinco grandes temas: processo cultural, plantas alimentícias não convencionais, toxinas, música-poesia e CT&I. Pela pertinência dos temas e pelo quilate dos palestrantes e debatedores, ela certamente se constitui num grande referencial para pesquisadores, professores, gestores, políticos, estudantes e cidadãos interessados na Amazônia. Como todas as demais, ela foi concebida e produzida para servir de divulgação de conhecimentos científicos e de fonte de ideias criativas em prol da Amazônia.

Download

geea tomo8 1

Tomo VIII

Esta obra aborda três temas sumamente estratégicos para a Amazônia: biotecnologia em piscicultura, socioeconomia e comunicação. As abordagens são feitas por profissionais altamente qualificados e motivados por um firme desejo de lançar luz sobre questões complexas e colaborar com o desenvolvimento sustentável da região. A obra é uma coletânea de ideias inovadoras, tendo como pressupostos básicos uma visão prospectiva, uma análise coletiva e uma linguagem acessível a qualquer leitor interessado no assunto.

Download

geea tomo9 1

Tomo IX

Esta obra trata de três temas fascinantes e de crucial importância para o momento histórico em que vivemos: Soberania da Amazônia; Ética & Cidadania e Violência Urbana. Os temas servem de excelente subsídio para uma visão conjunta e coerente sobre a realidade atual e o destino da região amazônica. Além disso, são apresentados por grandes autoridades no assunto: o Gen. Theóphilo, comandante do Comando Militar da Amazônia; Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e Dra. Maria Cecília Minayo, professora da Escola Nacional de Saúde Pública.

Download

geea tomo10 1

Tomo X

Esta obra aborda três temas importantes: o primeiro, sobre a natureza, potencialidades e desafios referentes aos igarapés, notadamente os situados em áreas urbanas e quase mortos pela poluição. O segundo aborda a diversidade e o uso das plantas medicinais, verdadeiras fontes de saúde. O terceiro aborda as características históricas e geográficas da literatura amazônica.

Download

geea tomo11 1

Tomo XI

Esta obra trata de dois temas sumamente importantes para a Amazônia. O primeiro, Economia Industrial na Amazônia: fatos e perspectivas, trata mais detalhadamente sobre o papel da Zona Franca e do Polo Industrial de Manaus. O segundo tema trata do Bioma Cerrado e sua interface com a Amazônia. Ambos os temas têm a ver com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, já que esse passa, necessariamente, pelo processo industrial e pela conservação do cerrado e da floresta, os principais biomas do Brasil e do mundo.

Download

Capa do Geea 12

Tomo XII

Esta obra trata de dois temas relevantes e que tem forte implicação com a realidade e as potencialidades da Amazônia. O turismo é uma dessas potencialidades, graças à grandiosidade, singularidade e beleza da sociobiodiversidade dessa região. Os períodos médicos é uma realidade histórica que envolve o universo fabuloso das instituições, programas e práticas empregadas para prevenção e tratamento das doenças, bem como a recrudescência dessas. Ambos os temas são apresentados por profissionais altamente gabaritados e certamente suas análises servirão para um melhor entendimento do assunto e enfrentamento dos problemas vinculados a eles.

Download

capageea 13

Tomo XIII

Esta obra aborda dois temas importantes e que tem forte vinculação com a natureza e o destino da Amazônia: a segurança alimentar e a relação entre razão e espiritualidade. Segurança alimentar diz respeito não somente à produção, transporte, armazenamento e abastecimento de alimentos, mas também sua distribuição justa e equitativa, evitando a fome e combatendo o desperdício. Além disso, ela também pressupõe a proteção dos solos, dos mananciais e do clima, já que essas são condições indispensáveis para o sucesso dos cultivares. Razão e Espiritualidade são elementos típicos e definidores da natureza humana e devem sempre servir de orientação para ações pessoais e políticas públicas de qualquer natureza. 

Download

capa-geea-tomo-14

Tomo XIV

Esta obra trata de temas altamente significativos para a Amazônia e que atuam de maneira conjunta: floresta, domesticação, subdesenvolvimento, Ciência & Ética. No primeiro capítulo é feita uma panorâmica histórica da presença do homem na Amazônia, tendo como foco sua interação com a floresta e a domesticação de plantas úteis para seu sustento. Ao lado do passado indígena em que houve forte domesticação da floresta, também são tecidas considerações sobre o período colonial, no qual se tentou importar e impor modelos de desenvolvimento de outras re­giões, sem levar em consideração a verdadeira vocação da Amazônia e os legítimos interesses de seu povo. No segundo capítulo é traçado um paralelo entre a natureza da Ética e da Ciência e da relação histórica, desejável e mesmo necessária entre uma e outra. Invoca alguns mitos para evidenciar a força dos impera­tivos, interdições e afirmações sociais e para os quais não pode haver segredos.

Download

capa-geea-tomo-15

Tomo XV

Esta obra trata de temas altamente relevantes para a Amazônia: Terra Preta de Índio e Sustentabilidade & Desenvolvimento. O primeiro é uma herança indígena à disposição da sociedade moderna; o segundo é um sonho de desenvolvimento verdadeiramente sustentável. O Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos tem a grata satisfação de colocar à disposição do público um apanhado geral e também algumas ideias originais a respeito dessa temática. Esperamos que a obra suscite profícuas análises e sirva de balizamento para o processo de ocupação dessa região que é uma das últimas grandes fronteiras agrícolas do mundo. 

Download

capa-geea-tomo-16

Tomo XVI

Esta obra trata de dois temas emblemáticos: a pesca e a fome. Quanto ao primeiro, são feitas considerações sobre a situação da pesca na Amazônia, mesmo a despeito da fragmentação dos dados de desembarque disponíveis; é traçado um paralelo entre a produção mundial e brasileira nos últimos anos, com enfoque sobre a produção na Amazônia brasileira, em especial no Estado do Amazonas; são consideradas as distintas modalidades da pesca, as espécies exploradas, a situação dos estoques pesqueiros, o manejo e o ordenamento do setor pesqueiro. Quanto à fome, são tratadas questões relativas à produção de alimentos, superpopulação humana, preservação do meio ambiente, custos do desenvolvimento sustentável, desperdício, segurança alimentar, papel da agricultura e da Amazônia nesse contexto. As questões vinculadas à pesca e à fome estão conectadas entre si e também com a educação, a saúde, a cultura, a política e o meio ambiente e por isso devem ser sempre tratadas em conjunto, como aqui foi feito. Que seja uma leitura enriquecedora para todos!

Download

capa-geea-tomo-17

Tomo XVII

Essa obra aborda dois temas importantes e complementares e isso se justifica pelo fato de que as atividades agronômicas podem se constituir em matéria-prima e campo de trabalho para as tecnologias sociais; por outro lado, estas podem se constituir em eficazes instrumentos de práticas agrícolas, sobretudo quando se trata de agricultura tradicional e desenvolvida em área frágil, mas rica em biodiversidade, como a várzea amazônica. Nela, os autores expõem ideias genuínas e criativas e que acreditamos possam ser úteis e agradáveis aos leitores. Boa leitura!

Download

capa-geea-tomo-18

Tomo XVIII

Esta obra aborda duas entidades intrinsicamente unidas: os grandes rios e os peixes. Quanto aos rios, são analisadas questões relativas aos processos naturais de sedimentação e ao estresse decorrente de impactos humanos cada vez mais rápidos, abrangentes e intensos, especialmente por conta do desmatamento, construção de barragens, assoreamento e urbanização. A continuar nesse ritmo, o cenário futuro é sombrio, com irreversível perda de biodiversidade, poluição das águas e mudanças climáticas globais.
Quanto aos peixes, o destino deles nos rios parece igualmente sombrio, mas surge a Aquicultura como saída emergencial, uma vez que pode aumentar a produção de pescado e assim saciar a fome e gerar emprego e renda. Ao lado disso, parece haver uma tenência perniciosa e compulsiva em abandonar a pesca para comprar alimentos processados e industrializados, reconhecidamente danosos à saúde humana. Boa leitura!

Download

capa-geea-tomo-19

Tomo XIX

Esta obra aborda o tema Ciência e Literatura e trata do cultivo da linguagem, da arte literária e do conhecimento humano; da busca do desenvolvimento do saber integrado e do combate ao preconceito e à ignorância. Desenvolver a Cultura é um dever de todos, especialmente dos que militam na Ciência e na Literatura, pois estas são férteis vertentes do ensino, da educação e da promoção da cidadania plena. Esperamos que a obra seja lida com apreço e prazer e consiga despertar a reflexão dos leitores sobre as relevantes questões que ela suscita e visa compartilhar. Boa leitura!

Download

 geea tomo20 1

Tomo XX

Ao contrário dos tomos anteriores, que abordam temas debatidos no GEEA, este aborda o histórico desse grupo, incluindo seus objetivos no contexto do INPA, da Ciência e da Amazônia; o significado de sua logomarca; a estrutura funcional; a produção intelectual e acadêmica, bem como a relação dos palestrantes, autores e demais pessoas que tiveram destacada atuação na sua trajetória. A capa é composta com a imagem da Samaúma (Ceiba pentandra), árvore lendária da Amazônia e considerada como “escada do céu” por vários povos nativos. O epílogo também aborda essa espécie como metáfora dos ciclos naturais, nos quais o GEEA - como todos os demais agrupamentos, instituições e fatos da vida - estão inseridos. Que ela seja lida com estima e apreço, pois assim foi construída. Boa leitura!

Download

 

 

Fim do conteúdo da página