bk-luiz-antonio.jpg - 44575 Bytes
 
 

AMAZÔNIA 51 – PRIMATAS

51_primatas1.jpg - 82257 Bytes

Foram encontrados até o momento na Amazônia, cerca de 100 espécies de primatas. Entre os mais conhecidos estão o macaco-aranha (Ateles geoffroyi, foto 1) e o macaco-prego (Cebus apella, foto 2), mas muitas espécies novas, principalmente de pequenos macacos (saguis) foram encontradas nos últimos anos. Os primatas estão entre os animais que mais se aproximam geneticamente dos seres humanos, com os chipanzés tendo uma similaridade genética de 99,4% conosco. Devido a essa proximidade genética, são muito procurados para o uso na pesquisa, principalmente na área médica e farmacológica. Milhares de primatas são capturados nas florestas do planeta e enviados para laboratórios de países desenvolvidos para serem usados como cobaias em testes com novos medicamentos. Eles precedem os testes com seres humanos, visando avaliar como reagem aos produtos estudados pelas industrias farmacêuticas.

51_primatas2.pg - 82257 Bytes

Os índios (e primatólogos) observam bastante os hábitos alimentares e o comportamento dos macacos na floresta para aprenderem quais plantas usam em suas dietas e quais os seus efeitos nos animais. Muitas plantas medicinais foram descobertas observando os primatas. No entanto, nem sempre acertam, pois os macacos conseguem se alimentar de plantas que podem ser altamente tóxicas aos seres humanos. Portanto, todo cuidado é pouco ao lidar com plantas desconhecidas encontradas na Amazônia.

CONHECENDO OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ANIMAIS DA FLORESTA, PODEMOS ENCONTRAR BIOPRODUTOS DE ALTO VALOR ECONÔMICO PARA O SER HUMANO. (Luiz Antonio de Oliveira, 31/08/2003).

============================================

Luiz Antonio de Oliveira – Ph.D.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas – CPCA
Av. André Araújo, 2936 – Bairro Petrópolis – CEP 69060-001

Ou Caixa Postal 478 – CEP 69011-970 – Manaus – AM
=============================================
E-mail: luizoli@inpa.gov.br
Home page: www.inpa.gov.br/cpca/luizoli.html
Tel.: + 55 (0) 92 – 643-1856
Fax.: + 55 (0) 92 - 642-1845
==============================================

 
 
 
| Voltar/BackPesquisadores/ResearchersHome | Amazonia