O maior arquipélago fluvial do mundo, Anavilhanas, fica localizado a 100 km de distância de Manaus, no Estado do Amazonas, próximo do Município de Novo Ayrão, onde o Rio Negro tem mais de 20 km de largura. Sua posição geográfica é 02º, 03' e 03" de latitude Sul e 060º, 22'e 61" de longitude Oeste. Ele é formado por cerca de 400 ilhas cobertas de floresta virgem, que formam um verdadeiro labirinto natural de rara beleza no Rio Negro (fotos cedidas por Carlos Roberto Bueno). É um paraíso para estudiosos e turistas interessados em conhecer a natureza amazônica. No período das secas, quando o nível das águas desce, surgem praias de areias brancas e belas formações naturais constituídas de raízes e troncos de árvores lindas, como a Acariquara. As ilhas deixam à mostra praias e canais, que como uma rede, entrecortam toda a região. No período das cheias no rio Negro (novembro a abril), boa parte das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas, adaptando-se totalmente à variação sazonal que ocorre na região.
O arquipélago está protegido pela legislação federal, que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares (Decreto Lei Nº 86.061, de 02 de junho de 1981). Devido a isso, a pesca, a caça e a derrubada de árvores foram proibidas, permitindo assim, que o ecossistema fique intacto e sem o efeito nocivo da ação do ser humano. Por estar em um ecossistema pobre em nutrientes, as Anavilhanas devem ser preservadas contra a exploração tradicional, sendo, no entanto, um local excelente para a prática do ECOTURISMO
PRESERVAR ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS COMO AS ANAVILHANAS, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O SEU APROVEITAMENTO RACIONAL E SUSTENTÁVEL. (Luiz Antonio de Oliveira, 21/06/2003.
============================================
Luiz Antonio de Oliveira – Ph.D.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas – CPCA
Av. André Araújo, 2936 – Bairro Petrópolis – CEP 69060-001
Ou Caixa Postal 478 – CEP 69011-970 – Manaus – AM
=============================================
E-mail: luizoli@inpa.gov.br
Home page: www.inpa.gov.br/cpca/luizoli.html
Tel.: + 55 (0) 92 – 643-1856
Fax.: + 55 (0) 92 - 642-1845
==============================================