Alguns solos da Amazônia têm a superfície arenosa ou siltosa, sem boa estrutura, sendo muito susceptíveis à erosão superficial. É o caso desse solo (Cambissolo arenoso) encontrado na região de Urucu, município de Coari, Amazonas, rica em petróleo e gás natural. Ao abrir uma clareira na floresta para perfurar uma jazida de exploração de gás natural e/ou petróleo pela Petrobrás, o solo fica exposto às gotas das chuvas, que vão escavando-o ao redor de cada objeto presente em sua superfície. Todo e qualquer objeto, como um pedaço de galho de árvore, uma pequena gramínea, um caco de azulejo, ou até uma simples folha (fotos), serve para minimizar o efeito das gotas da chuva, deixando protegido o solo sob o mesmo, formando essas estruturas paliçádicas. Pode-se observar pelas fotos, que mais de 10 cm de solo é erodido em questão de dias, o que pode resultar em danos irreparáveis para a camada superficial do solo, que acaba indo para os cursos dos rios, assoreando-os.
Felizmente, tanto a Petrobrás como as instituições científicas que atuam em Urucu estão recobrindo as áreas de clareiras com nova vegetação, minimizando e até eliminando os problemas de erosão do solo descoberto após a eliminação da mata.
MANTER O SOLO COBERTO COM A VEGETAÇÃO É A GARANTIA PARA EVITARMOS SUA EROSÃO E PERDA; NÃO SÓ DA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO, MAS TAMBÉM, DA BIODIVERSIDADE DA PRÓPRIA FLORESTA. É A GARANTIA PROPORCIONADA PELO USO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DO BOM SENSO. ASSIM, EXPLORAMOS A AMAZÔNIA COM SABEDORIA. (Luiz Antonio de Oliveira, 17/05/2003).
============================================
Luiz Antonio de Oliveira – Ph.D.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas – CPCA
Av. André Araújo, 2936 – Bairro Petrópolis – CEP 69060-001
Ou Caixa Postal 478 – CEP 69011-970 – Manaus – AM
=============================================
E-mail: luizoli@inpa.gov.br
Home page: www.inpa.gov.br/cpca/luizoli.html
Tel.: + 55 (0) 92 – 643-1856
Fax.: + 55 (0) 92 - 642-1845
==============================================