A onça pintada (Panthera onca) ocorre do sul dos Estados Unidos até a Argentina, sendo o maior felídeo das Américas, chegando a medir dois metros de comprimento com a cauda e mais de 100 quilos de peso. Sua gestação dura 120 dias, gerando dois a três filhotes por vez. É o maior animal predador da Amazônia. Caça macacos, antas, veados, queixadas, capivaras e outros roedores, jacarés, peixes, jibóias, etc. Quando caça aves sabe imitar o seu pio. Sua atuação é extremamente importante nos ecossistemas amazônicos, pois mantém em equilíbrio, as populações de herbívoros e répteis na floresta. É um animal que vive sozinho e precisa de uma grande área como território, uma vez que os ecossistemas de Terra-firme da Amazônia são pobres em nutrientes e portanto, não possuem grande número de animais com porte elevado.
Infelizmente é um dos animais em perigo de extinção, quer pela ação direta do homem que a caça, ou indiretamente, pela destruição de seu habitat natural. Preservar predadores como a onça é a garantia de que os ecossistemas amazônicos se manterão em equilíbrio. Caso contrário, o número de herbívoros pode aumentar desproporcionalmente, consumindo sementes e mudas de plantas de uma forma que impede a regeneração natural da vegetação, afetando assim, todo o ecossistema.
O CONHECIMENTO DA ECOLOGIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS DA AMAZÔNIA, ATRAVÉS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA APROVEITARMOS TODO O POTENCIAL BIOLÓGICO DA REGIÃO (Luiz Antonio de Oliveira – 06/10/2002).
============================================
Luiz Antonio de Oliveira – Ph.D.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas – CPCA
Av. André Araújo, 2936 – Bairro Petrópolis – CEP 69060-001
Ou Caixa Postal 478 – CEP 69011-970 – Manaus – AM
=============================================
E-mail: luizoli@inpa.gov.br
Home page: www.inpa.gov.br/cpca/luizoli.html
Tel.: + 55 (0) 92 – 643-1856
Fax.: + 55 (0) 92 - 642-1845
==============================================