BIOLOGIA E MANEJO DE SOLOS DA AMAZONIA

Total de orientações concluídas



Número total de itens: 42

2020

1.   Luana Araújo Martins. Estágio profissionalizante obrigatório. (Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, . 2020.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.

2019

1.   Franciene Dias Ribeiro. Avaliação do crescimento inicial de mudas de bananeira cv. FHIA 18, propagada por fracionamento de rizoma, submetida á diferentes fontes de adubação, Parintins, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
2.   Gabrielle Silva da Costa. Potencialidade de rizobactérias em degradar o glúten. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
3.   Genícia de Menezes Masulo. Aspectos agronômicos e socioeconômicos das atividades de plasticulturana Comunidade Rural Boa Esperança em Presidente Figueiredo-AM. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
4.   Karen Kelly Carvalho de Oliveira. Atividade antibacteriana de recursos naturais contra Staphylococcus aureus. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
5.   Leticia Kirsten Fernandes. Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM): Uma discussão sobre geração de renda geração de renda e soberania alimentar. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
6.   Lucas Henrique Oliveira. Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em um Sistema Agroflorestal no município de Manaus. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
7.   Luciana Batista Gomes. Diversidade de fungos micorrízicos arbusculares e aspectos nutricionais em três espécies vegetais presentes em um sistema agroflorestal da amazônia central. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
8.   Otávio Ferrarim Giatti. Manejo e potencial socioeconômico dos produtos florestais não madeireiros na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2019.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
9.   Rafael Oliveira Carvalho Silva. Fonte alternativa de adubação orgânica para produção de alface (Lactuca sativa L.) em agrossistemas familiares na Amazonia Central. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
10.   Rosangela Silva de Lima. Quintais agroflorestais: Estudo de caso da Comunidade Boa Esperança, Município de Presidente Figueiredo, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . 2019.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
11.   Werica Larissa Farias de Vasconcelos. Macrofauna edáfica em floresta secundária, pastagem e eucalipto no sudeste paraense.. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.

2018

1.   Ana Laura Machado Módolo. Caracterização química do solo e da serrapilheira em sistemas agroflorestais de cacau (Theobroma cacao) e gliricídia (Gliricidia sepium) na Amazônia Central. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
2.   Carlos Alexandre Demeterco. Capacitação agroecológica e valorização da produção regional na agricultura familiar do Estado do Amazonas. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
3.   José Guedes Fernandes Neto. Apoio a atividades produtivas sustentáveis a agricultores familiares do Estado do Amazonas. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
4.   José Reinaldo Alvarez Puente. Uso de práticas agroecológicas em sistema de produção para agricultores familiares no Estado do Amazonas. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
5.   João Gabriel Raphaelli. Tree seedling performance in agroforestry systems (Indigenous Reserve Andirá-Marau, Central Amazon, Brazil). Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
6.   Luana Monteiro da Silva. Estudo de biodegradação de hidrocarbonetos de petróleo por microrganismos em solos da Amazônia contaminados com petróleo e/ou derivados.. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, . 2018.
Supervisor: Luiz Antonio de Oliveira.
7.   Luciana Lima de Brito. DEGRADAÇÃO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO POR ISOLADOS DE RIZÓBIOS. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, . 2018.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
8.   Lígia Guimarães Carvalho. Estabilidade de polpa congelada de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal): Avaliação físico-química e sensorial. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
9.   Olivia Beatriz Moraes Dias de Aguiar. UEtnoconhecimento Sateré-Mawé e a influência de fatores ambientais e antrópicos na distribuição de espécies florestais de interesse econômico. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
10.   Thaissa Cunha de Oliveira. Atividade antibacteriana de Trichoderma spp. em diferentes condições de cultivo contra Staphylococcus aureus e S. epidermidis. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
11.   Thays Vasconcelos Barbosa. Efeito da leguminosa Gliricidia sepium na melhoria da fertilidade do solo em sistemas agroflorestais de cacau. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
12.   Vanessa Pontes Mesquita. Avaliação da qualidade de compostos orgânicos provenientes de carcaça de pirarucu (Arapaima gigas, schinz 1822) e de galhos de gliricídia (Gliricidia sepium (jacq.) steud)) para agricultura. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2018.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.

2017

1.   Barbara Vieira da Silva. Características químicas do solo em função do manejo para recuperação de área degradada pela prospecção e exploração de petróleo em Coari-AM. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
2.   Carolina Hortêncio Malheiros. Atributos químicos e microbiológicos do solo na Amazônia meridional. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
3.   Cassiane Minelli de Oliveira. Bactérias degradadoras de lactose e glúten presentes em queijos e iogurtes encontrados no mercado de Manaus: alternativas para a intolerância à lactose e à doença celíaca. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Supervisor: Luiz Antonio de Oliveira.
4.   Francisca Luciana Peres de Castro. Produção de compostos orgânicos com resíduos de pirarucu (Arapaima Gigas Schinz.) associados a outras fontes orgânicas no município de Maraã ? AM. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
5.   Johnny Carlos Campos Cedano. Biocarvão e pó de serra e seu efeito no crescimento e produção do Feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) em solos de terra firma da Amazônia central.. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Supervisor: Luiz Antonio de Oliveira.
6.   Maria Jackeline de Aguiar Viana. Avaliação da fertilidade do solo em diferentes sistemas de uso da terra nos municípios de Manaus e Presidente Figueiredo. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . 2017.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
7.   Oscarina de Souza Batalha. Silagem ácida de resíduos de pirarucu (Arapaima gigas, SCHINZ 1822) na alimentação de poedeiras comerciais leves. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
8.   Rita de Cassia Souza da Rocha. Degradação de querosene por isolados de rizóbios. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
9.   Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa. Seleção de rizobactérias capazes de degradar a farinha do mesocarpo do babaçu para fins biotecnológicos. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. 2017.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
10.   Thaissa Cunha de Oliveira. Atividade antifúngica de Trichoderma spp. contra os fungos micotoxigênicos Aspergillus spp. e Penicillium spp.. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2017.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.

2016

1.   Ana Carolina Monroy Humphrey. Efeitos de parâmetros físicos e químicos na produção de pigmentos e biomassa de três bactérias isoladas de solos amazônicos.. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2016.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
2.   Ana Cláudia Francisco Salomão. Caracterização química do solo e da serrapilheira em cafezais (Coffea canephora Pierre ex A. Froehner) em transição para sistemas agroflorestais no município de Apuí - AM. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
3.   Clara Vignoli. Manejo de Paullinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke (Sapindaceae) em Sistemas Agroflorestais na etnia Sateré- Mawé, Terra Indígena Andirá-Marau. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
4.   Earle Silva Araujo Jr. Caracterização química de compostos orgânicos produzido com vísceras de pirarucu (Arapaima gigas). Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.
5.   Kátia Maria Paula de Andrade. Bioeconomia: um estudo das vocações, fragilidades e possibilidades para o desenvolvimento no Estado do Amazonas.. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
6.   Lorena Vieira Bentolila de Aguiar. Cultivo e avaliação nutricional de Pleurotus ostreatus de ocorrência na Amazônia, em condições ambientais não controladas.. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.
7.   Vinícius Gozzo de Figueiredo. Contribuição da calagem e adubação fosfatada na transição de cafezais para sistema agroflorestal no município de Apuí, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Sonia Sena Alfaia.

*itens sem ano

1.   Ronaldo Ribeiro de Morais. Ecofisiologia de espécies arbóreas crescidas sob condições de plantios na Amazônia Central. Tese (Doutorado em Biologia (Botânica) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 0.
Orientador: Luiz Antonio de Oliveira.


(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2020
Data de processamento: 05/10/2020 10:45:24