EDUCACAO AMBIENTAL COM COMUNIDADES URBANAS NA AMAZONIA

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 5

2019

1.   2019-Atual. Conectividade com a natureza de jovens Amazônidas
Descrição: Considerando a importância da natureza para nossa sobrevivência, bem-estar e lócus de nossas atividades sociais é necessário muito mais do que apenas uma reaproximação. É vital se ter um olhar diferenciado para que o uso e proteção dos recursos naturais seja uma realidade presente. Na Amazônia a natureza é exuberante, no entanto as cidades pressionam por mais espaços construídos, impactando de modo genérico nas áreas naturais. Os processos educativos, de modo particular a educação ambiental, se mostram um meio importante na construção de um comportamento ambiental de cuidado e afinidade para com a natureza. Assim, assume-se que compreender o processo de constituição da relação pessoa-natureza é o ponto de partida para promover processos educativos socioambientais coerentes. A dimensão psicossocial é altamente reconhecida como partícipe importante na compreensão do compromisso pró-ambiental. Evidências empíricas têm identificado um alto poder preditivo da cognição e ligação emocional com a natureza no que se refere aos comportamentos pró-ambientais. De modo particular, enfatizam que a ligação afetiva está relacionada fortemente com as vivencias passadas ou presentes em ambientes naturais, o contexto físico e sociocultural em que o indivíduo está inserido. No entanto, muito há ainda a ser compreendido. Dessa forma, propõe-se continuar os estudos desenvolvidos para a compreensão dos aspectos constitutivos do comportamento pró ambiental, em especial pretende-se avançar na pesquisa no campo socioafetivo, em particular da conectividade ou Conexão com a Natureza, inserindo jovens. Os jovens podem nos dar indícios de como estes estão se aproximando ou se distanciando da natureza como uma dimensão ambiental de alto poder restaurativo e ecológico, necessários para o bem-estar integral das pessoas e do planeta. Espera-se com esses estudos dar bases para programas de educação ambiental mais eficazes e eficientes na relação na proteção e cuidado para com a natureza.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Genoveva Chagas de Azevedo - Integrante / Renata Vilar de Almeida - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2018

1.   2018-Atual. Implicações Educacionais na Utilização de Cartilhas sobre a Floresta Amazônica no Contexto Escolar
Descrição: O segmento docente da educação básico, continuamente solicita materiais didáticos com temáticas amazônicas. Nesse sentido O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental - LAPSEA/INPA criou duas Cartilhas como esses pressupostos. As Cartilhas trazem conteúdos científicos em linguagem acessível, facilitam a aprendizagem e o diálogo entre professores alunos tendo princípios de Educação Ambiental de modo transversal. O caráter dinâmico, lúdico e criativo suaviza a carga obrigatória do livro didático, motivando os estudantes a outros ambientes de expressão e criação. Ambas são em formato HQ, com ilustrações coloridas, de fácil interação e com atividades complementares a serem realizadas sozinhas ou com mediação didática. A cartilha ?Conhecer e proteger as florestas: missão de todos?, aborda o manejo sustentável das florestas e o papel das Unidades de conservação. E a cartilha ?A terra em tempos de mudança climática e a ação da floresta?, aborda os principais impactos oriundos do aumento dos níveis de gases de efeito estufa e o papel das florestas na mitigação desses gases. Nesse projeto se analisa as implicações pedagógicas no uso dessas cartilhas no contexto escolar, por diferentes intervenções, visando levantar indicadores do potencial e dos limites para o seu efetivo uso. Espera-se fornecer a validação dessas cartilhas para uso alternativo para promover reflexões mais contextualizadas acerca do papel da floresta amazônica no debate global das mudanças climáticas, bem como apresentar formas de sua proteção por diferentes usos sustentáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Adriano José Nogueira Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
Descrição: A sociedade local espera que suas instituições de ensino e pesquisa produzam Ciência com fins sociais e tecnológicos. O segmento docente, continuamente solicita materiais didáticos com conteúdos amazônicos. Cartilhas podem ser um desses recursos, pois trazem conteúdos científicos em linguagem acessível, facilitam a aprendizagem e o diálogo entre professores alunos. O caráter dinâmico, lúdico e criativo suaviza a carga ?obrigatória? do livro didático, motivando os estudantes a outros ambientes de expressão e criação. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental -LAPSEA/INPA criou duas Cartilhas como esses pressupostos. Ambas são em formato HQ, com ilustrações coloridas, de fácil interação, e com atividades complementares a serem realizadas sozinhas ou com mediação didática. A cartilha ?Conhecer e proteger as florestas: missão de todos?, aborda o manejo sustentável das florestas e o papel das Unidades de conservação. E a cartilha ?A terra em tempos de mudança climática e a ação da floresta?, aborda os principais impactos oriundos do aumento dos níveis de gases de efeito estufa e o papel das florestas na mitigação desses gases. Propõe-se , então, analisar as implicações pedagógicas no uso dessas cartilhas no contexto escolar, por diferentes intervenções, visando levantar indicadores do potencial e dos limites para o seu efetivo uso. Espera-se a validação dessas cartilhas, fornecer aos estudantes experiências educativas distintas. Como consequência colocar à disposição um recurso didático importante para promover reflexões mais contextualizadas acerca do papel da floresta amazônica no debate global das mudanças climáticas, bem como apresentar formas de sua proteção por diferentes usos sustentáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Maria Solange M de Farias - Integrante / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Adriana Kulaif Terra - Integrante / Fernanda Dias Costa Bandeira Vieira - Integrante / Adriano José Nogueira Lima - Integrante / Fernanda Tatiane dos Santos Reis - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Genoveva Chagas de Azevedo.

2015

1.   2015-2018. ? Conexão com a natureza: afinidade de jovens pais/mães e crianças para com a natureza
Descrição: Considerando a importância da natureza para nossa sobrevivência e lócus de nossas atividades sociais é necessário muito mais do que apenas uma reaproximação. É vital se ter um olhar diferenciado para que o uso e proteção dos recursos naturais seja uma realidade presente. A dimensão afetiva é altamente reconhecida como partícipe importante na compreensão do compromisso ambiental. A meta deste estudo é avançar na pesquisa no campo socioafetivo, em particular da Conexão com a Natureza, agora inserindo jovens pais/mães e crianças de 4 a 11 anos de idade na cidade de Manaus-AM e Boa Vista RR. Espera-se com esses estudos dar bases para programas de educação ambiental mais eficazes e eficientes na relação pessoa-natureza. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Genoveva Chagas de Azevedo - Integrante / EVERTON DA SILVA MARQUES - Integrante / Elisa Justulin Zacarias - Integrante / Sigrid Gabriela Duarte Brito - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   2015-2017. ECOETHOS DA AMAZÔNIA: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Descrição: O projeto Ecoethos da Amazônia é uma proposta de Educação Ambiental do LAPSEA/INPA. Em sua primeira versão (Jogo de Simulação Ecoethos/JSE) oportunizou que mais de 1.150 estudantes do ensino fundamental II tivessem acesso a conhecimentos científicos e vivências educativas. Em 2015, novamente a estrutura física da plataforma foi montada no Paiol da Cultura/Bosque da Ciência, abriu para visitação pública em outubro/15 e estende-se até o dia 26.02.2016, recebendo mais de 2 mil visitantes registrados, destes, mais de mil e setecentos avaliaram positivamente como excelente e bom (97,5%). Em função do auxílio financeiro não ter saído, foi possível envolver 2 professores (que tinham a logística de ônibus para trazer os alunos ao Ecoethos), um que já participou de outras formações com o Lapsea e nos procurou para propor a parceria; e o outro professor que iria/irá participar do Ecoethos/2015, como havia um calendário prévio, entrou em contato para envolver a sua turma. O professor 1 trouxe seis (6) turmas para a vivência no jogo, envolvendo 240 estudantes do Ensino Médio; e o professor 2 trouxe 40 estudantes (número máximo na plataforma). Dessa forma, novos educadores/monitores foram formados, inclusive no exercício de conceber e produzir recursos didáticos. Nesse sentido, 4 miniestações ecoethos dos elementos constituintes do Ecoethos (terra, fogo, ar e água) estão sendo produzidas (falando recursos para finalizar) que servirão de mediadores nas Oficinas nas escolas e na Oficina de formação docente. Acreditamos que tais ferramentas promovem a mediação de processos formativos mais agradáveis e potencializam a reflexão crítica acerca do comportamento socioambiental de cuidado e responsabilidade da relação pessoa-ambiente. E o que se preconiza e se requer da Educação Ambiental são processos e ferramentas capazes de promover tais princípios, que vão além da sensibilização, da informação ou etiqueta social, abarca com mais profundidade o elo fundamental da mudança que é a responsabilidade participativa de cada um na sociedade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Maria Solange Moreira de Farias - Integrante / Fernanda Dias Costa Bandeira Vieira - Integrante / Dayse Albuquerque - Integrante / Adriana Kulaif Terra - Integrante / Adriano José Nogueira Lima - Integrante / Luana Dias Pena Forte - Integrante / Antonio José Solis Rodrigues Duque - Integrante / João Lucas da Silva Ramos - Integrante / Everton da Silva Marques - Integrante / Eloisa Souza Santos - Integrante / Iris Rianne Santana Alves - Integrante / Themis Eliza Bessa Cordeiro Santiago - Integrante. Financiador(es): Fundação de Ampara a Pesquisas do Estado do Amazonas - Bolsa.
Membro: Genoveva Chagas de Azevedo.

2014

1.   2014-Atual. Ecoethos da Amazônia: Educação ambiental para a juventude na construção da ética no cuidado e responsabilidade socioambiental
Descrição: O Ecoethos da Amazônia é um jogo de simulação criado como plataforma de Educação Ambiental especialmente montado numa estrutura física circular (~300m2). O jogo visa estimular de forma lúdica e interativa, estudantes do ensino fundamental e médio a adotarem um comportamento mais responsável em relação ao meio ambiente global a partir de problemáticas amazônicas. Qual o objetivo do Ecoethos? Estimular os participantes a ampliarem seus conhecimentos e reflexões sobre práticas cotidianas que podem estar na origem de muitos problemas ambientais atuais e a buscarem soluções cooperativas e responsáveis. Do que se trata? O Ecoethos da Amazônia traz a simbologia dos cinco elementos, sendo quatro biofísicos (água, ar, fogo e terra) e um elemento social (responsabilidade-compromisso) sobre os quais serão lançados desafios aos participantes. Esses elementos se entrelaçam como suporte de sustentabilidade planetária onde o domínio técnico-tecnológico deve ter como fundamento a ética do cuidado, da responsabilidade e justiça ambiental. As problemáticas a respeito de cada elemento estão representadas em maquetes tridimensionais (1,20m a 1,60m), formando quatro estações num circuito dinâmico de atividades interativas. As problemáticas versam sobre o bioma Amazônica e tem o suporte técnico científico de pesquisadores do INPA. O que acontece nas estações? Em cada estação há uma tarefa que simula dilemas de demanda e práticas sociais e capacidade de suporte do ecossistema. As tarefas envolvem interatividade na solução dos dilemas representados na maquete, de modo que exige decisões importantes dos participantes para manter a sustentabilidade socioambiental. A partir dos desafios apresentados pelos monitores, chamados de Mestres, os escolares devem buscar coletivamente soluções para as questões visualizadas na maquete. As soluções se concretizam em mudanças de peças na maquete por outras que estarão disponíveis. Essa atuação coletiva requer escolhas contextualizadas diante do desafio/conflito que é colocado para cada estação. Todos os participantes são estimulados a fazer valer uma conduta de responsabilidade e cuidado com o ambiente. O cumprimento da tarefa representa a conduta dos participantes que é contabilizada em Índices de conhecimento conservacionista (ICC) e Indices de Conhecimento Técnico (ICT) de cada elemento, que juntos darão origem ao Índice de Sustentabilidade (IS) e subsequente Grau Ético (GE). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Maria Solange M de Farias - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Fernanda Bandeira Vieira - Integrante / Adria de Lima Sousa - Integrante / Eloisa Souza Santos - Integrante / Antonio Solis Duque - Integrante / Iris Rianne Alves - Integrante / THEMIS ELIZA BESSA S. CORDEIRO - Integrante / João Lucas da Silva Ramos - Integrante / Adriana Kulaif Terra - Integrante / EVERTON DA SILVA MARQUES - Integrante / Luana Dias Pena Forte - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.


(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2020
Data de processamento: 05/10/2020 10:34:24