GENETICA ANIMAL

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 5

2019

1.   2019-Atual. Dinâmica de elementos transponíveis do tipo Rex em peixes amazônicos frente a mudanças ambientais
Descrição: A presente proposta pretende dar continuidade à aplicação da citogenética clássica e molecular para estudar o DNA repetitivo de peixes amazônicos expostos a desafios ambientais. Pretende ainda, realizar uma abordagem transversal à problemática da plasticidade genotípica de peixes amazônicos, que ocorrem em ambientes modificados, fazendo uso da genômica comparativa para estudar elementos transponíveis de DNA em espécies expostas a desafios ambientais naturais e antropizados. Destaca-se que este projeto permeia efetivamente o Programa do Instituto nacional de Ciência e Tecnologia: o centro de estudos de adaptações da biota aquática da Amazônia (ADAPTA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Eliana Feldberg - Coordenador / Alex Matheus Viana - Integrante / Ramon Marin Favarato - Integrante / Vanessa Susan Pinheiro Figlioulo - Integrante / Érika Corrêa Guimarães - Integrante / José francisco Sousa e Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2016

1.   2016-Atual. “INCT – Centro de Estudos das Adaptações da Biota Aquática ADAPTA-AMAZÔNIA-Fase II, para CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ/FAPS No. 16/2014”
Descrição: O INCT ADAPTA¬ II está calcado na base robusta de informações produzidas até aqui e tem como objetivo maior produzir informações relevantes acerca da capacidade adaptativa de organismos aquáticos da Amazônia, utilizando desde ferramentas convencionais da biologia até tecnologias de última geração, como a genômica, a transcriptômica e a metabolômica. Os objetivos específicos do INCT ADAPTA - II são: I. Produzir conhecimento e desenvolver estratégias para conservação e uso sustentável de componentes da biodiversidade aquática da Amazônia; II. Desenvolver e ampliar os estudos acerca da saúde ambiental, da adaptação e da mitigação dos efeitos das mudanças ambientais e climáticas sobre componentes da biota aquática da Amazônia; III. Identificar características genômicas, processos de regulação gênica e plasticidade fenotípica em organismos aquáticos da Amazônia que contribuam para a adaptação à diversidade ambiental e às mudanças climáticas globais; IV. Contribuir com a capacitação de pessoal nos diferentes níveis de formação, desde o ensino fundamental até o pós¬#8208;doutorado; V. Decodificar e promover a socialização da informação científica e tecnológica produzida no âmbito do projeto; VI. Assegurar a continuidade do INCT ADAPTA por meio da ampliação da cooperação científica nacional e internacional, pela promoção da interação com outros INCTs que estudam o ambiente aquático e pela criação de um programa internacional de Doutorado em Recursos Aquáticos; VII. Estabelecer ações de transferência do conhecimento adquirido para empresas com interesse nos resultados do INCT bem como contribuir com a formulação de políticas públicas por meio da participação em fóruns governamentais e organizações civis. Projeto INCT ADAPTA II Processo CNPq#465540/2014-7.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . Integrantes: Eliana Feldberg - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2015

1.   2015-Atual. CITOGENÉTICA CLÁSSICA E MOLECULAR EM PEIXES DA BACIA AMAZÔNICA FRENTE A DIFERENTES DESAFIOS AMBIENTAIS
Descrição: TAXA DA BOLSA DE PRODUTIVIDADE#10;A bacia amazônica é constituída por um complexo sistema de drenagem, o qual é determinado por uma gama de características geológicas, físicas, químicas e biológicas, que contribuem para a inexistência de ambientes idênticos. Aliado a isto, o regime de chuvas aumenta ainda mais as variáveis ambientais encontradas naturalmente na Amazônia, havendo uma tendência para o estabelecimento de condições hipóxicas permanentes ou transitórias nos ambientes aquáticos de áreas alagáveis. Além desta diversidade de condições naturais, os ambientes urbanos amazônicos se apresentam sob influência de efluentes domésticos e industriais, que também contribuem para o estabelecimento do complexo ecossistema aquático amazônico. Na Amazônia, supõe-se que a variabilidade de ambientes favoreceu o estabelecimento de uma grande diversidade de peixes, os quais possuem uma forte relação com o ambiente em que vivem. Assim, espécies de peixes desenvolveram durante o processo evolutivo uma grande plasticidade genotípica e fenotípica e atualmente admite-se que a variabilidade genômica é o fator que garante uma rápida adaptação dos organismos ao ambiente, sendo que se acredita que as sequências de DNA repetitivo seja uma das responsáveis por esta plasticidade. Mas, a dinâmica dos processos adaptativos decorrentes das variações ambientais naturais e antropogênicas ainda não é conhecida e estudos envolvendo a genômica comparativa, ou seja, o estudo comparativo da estrutura, função e evolução de genomas completos e sequências específicas, utilizando sequenciamento de DNA, mapeamento genético e físico são indispensáveis para serem empregados em estudos desta natureza. Deste modo, a presente proposta pretende realizar uma abordagem transversal à problemática da plasticidade genotípica de peixes amazônicos, que ocorrem em ambientes totalmente contrastantes, fazendo uso da genômica comparativa para estudar sequências de DNA repetitivo em espécies expostas a desafios ambientais naturais e antropizados. Assim, o objetivo desta proposta é dar continuidade à linha de pesquisa “Citogenética e evolução de peixes amazônicos”, complementando as análises com a citogenética molecular e também prosseguir, atuando na formação de recursos humanos qualificados para atuarem na região amazônica, bem como difundindo e popularizando a ciência através de oficinas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Feldberg - Coordenador.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

2013

1.   2013-2018. Estudos citogenéticos e citogenômicos da biodiversidade da Amazônia, com implementação de avanços técnicos.
Descrição: Uma sistemática adequada é um pré-requisito óbvio para qualquer estudo de biodiversidade (Granjon Dobigny, 2003). O estudo da biodiversidade implica necessariamente no uso de marcadores que permitam uma melhor definição dos táxons. Uma abordagem relevante é o uso da análise genética (citogenética e molecular), como ferramenta auxiliar para uma melhor identificação taxonômica das espécies, assim como, padrões filogeográficos. Os cromossomos são estruturas com considerável estabilidade, não sendo influenciados pelas variações ambientais. Diferenças cariotípicas são devidas a mudanças na estrutura dos cromossomos levando a uma reorganização do genoma e geralmente a um isolamento reprodutivo, definindo o conceito biológico de espécie. Os rearranjos, cuja ocorrência pode ser detectada pela análise comparativa dos cariótipos, são eventos relativamente raros e com taxa mínima de homoplasia, o que torna a análise citogenética extremamente importante para o estudo da sistemática e da biodiversidade. #10;Segundo King (1987; 1993), rearranjos cromossômicos podem ser causa da especiação quando apresentarem efeito de heterose negativa, produzindo isolamento reprodutivo pós-acasalamento (rearranjos que, em híbridos estruturais, segregam mal na meiose produzindo gametas não balanceados e consequente redução na fertilidade). Por outro lado, se o rearranjo não tiver efeito de heterose negativa (híbrido estrutural não segrega mal na meiose), o rearranjo tende a ficar na população na forma de polimorfismo. Assim, o que decide se um rearranjo particular pode ou não estar envolvido no processo de especiação, é o comportamento meiótico do rearranjo no heterozigoto estrutural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Eliana Feldberg - Coordenador / Leila Braga Ribeiro - Integrante / Lucas Caetano de Barros - Integrante / Milena Ferreira dos Santos - Integrante / Eduardo Schmidt Eler - Integrante / Carlos Eduardo Faresin e Silva - Integrante / Maelin da Silva - Integrante / Patrik Viana - Integrante / Leandro Marajó da Silva - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
2.   2013-2016. Mapeamento físico-cromossômico de DNA repetitivo e seu papel na organização genômica e evolução cariotípica na família Echimyidae
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Eliana Feldberg - Coordenador / Maria Claudia Gross - Integrante / Carlos Henrique Schneider - Integrante / Maria Nazareth Ferreira da Silva - Integrante / Yuri Luiz Reis Leite - Integrante / Eduardo Schmidt Eler - Integrante / Carlos Eduardo Faresin e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.


(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2020
Data de processamento: 05/10/2020 09:56:08