TCG 2022

Maria Ines Gasparetto Higuchi

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Ecologia Humana - Michigan State University (1986) e doutorado em Antropologia Social - Brunel University of London (1999). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Também atua como professora membro permanente do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental na Amazônia (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Amazonas. Atua nas áreas de Psicologia Social do Ambiente, Educação Ambiental e Antropologia Social. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8607852207828061 (20/12/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Av. André Araújo, 2936 Aleixo 69080000 - Manaus, AM - Brasil - Caixa-postal: 478 Telefone: (92) 36433145 Fax: (92) 6433135 URL da Homepage: http://lapsea.inpa.gov.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. Conexao com a Natureza, Comportamento Pro-Ambiental e Bem-estar Subjetivo
      Descrição: O projeto visa avançar no entendimento de variáveis preditivas do comportamento pró-ambiental e aspectos de bem-estar subjetivo tendo a natureza como mediadora, para subsidiar programas de educação ambiental. Há evidências de quanto a natureza pode ser mediadora de novas relações sociais, e de modo especial, no bem-estar das pessoas que residem em ambientes urbanos, onde a natureza se configura como dimensão de neutralização e de restauração das emoções e cognição, e sua função preditora nos comportamentos pró-ambientais. A natureza é considerada não apenas como um ecossistema natural, mas constitutivo na formação da pessoa, cujas dimensões podem ser relevantes para seu bem-estar subjetivo e saúde integral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Coordenador / Damaris Teixeira Paz - Integrante / Rayanne Roque Gama - Integrante / Rosilda Rosseti da Costa - Integrante / Maria Eduarda de Mello Monte - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Maria Ines Gasparetto Higuchi.
    2. 2022-Atual. O papel da floresta amazonica nos ciclos do carbono e da agua: um estudo com alunos da educacao basica no Estado do Amazonas
      Descrição: floresta amazônica tem estado continuamente em evidência, seja pela sua importância socioambiental ou pelas ameaças que vem sofrendo. A mensagem que o 6º relatório do IPCC envia é que a mudança climática já habita entre nós e afeta todas as sociedades, mesmo que de formas distintas. E para poder enfrentar é preciso agir. E agir significa conhecer, preservar, criar alternativas de usos. Manter a floresta em pé, salvaguarda os chamados serviços ambientais (estabilidade do clima, manutenção das chuvas, armazenamento de carbono nas árvores, proteção da biodiversidade); os aspectos estéticos e subjetivos que a floresta evoca de contemplação, beleza, equilíbrio, mistério, entre outros, bem como, os aspectos éticos de respeito, cuidado, corresponsabilidade. E de todos os serviços ambientais a interação entre floresta e água (ciclo hidrológico) e floresta e clima (ciclo do carbono), são os mais imbricados e relacionados uns com os outros, incluindo aí a alteração da cobertura vegetal, tanto por queimadas e desmatamentos antrópicos, quanto por intempéries naturais. Pretende-se investigar o entendimento dos estudantes sobre o papel da floresta nos ciclos da água e do carbono, e ao mesmo tempo contribuir com metodologias ativas que sejam úteis para professores e alunos, com vistas a aumentar o conhecimento científico que auxiliem em atitudes de preservação da floresta amazônica em particular. Prevê-se 3 etapas: (1) aplicação de um questionário para verificar conhecimentos, atitudes e práticas dos alunos; (2) oficinas-aulas com alunos para disseminação de pesquisas científicas que estão sendo produzidas por pesquisadores nos temas, por meio de vídeos, jogos, cartilhas HQs e outras metodologias participativas; e (3) questionário de avaliação do conhecimento e atitudes pró-ambientais pós oficinas. A pesquisa será feita com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2 (9º ano) em escolas de Manaus e de oito municípios do Amazonas: Barcelos, Benjamin Constant, Parintins, Fonte Boa, Coari, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Novo Ayrão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Adriano José Nogueira Lima - Integrante / Cacilda Adélia Sampaio de Souza - Integrante / Adriana Kulaif Terra - Integrante / Israel de Jesus Sampaio Filho - Integrante / Bruno Oliva Gimenez - Integrante / Daisy Celestina Souza - Integrante / Gustavo Carvalho Spanner - Integrante / Valdiek da Silva Menezes - Integrante.
      Membro: Maria Ines Gasparetto Higuchi.
      Descrição: A floresta amazônica tem estado continuamente em evidência, seja pela sua importância socioambiental ou pelas ameaças que vem sofrendo. A mensagem que o 6º relatório do IPCC envia é que a mudança climática já habita entre nós e afeta todas as sociedades, mesmo que de formas distintas. E para poder enfrentar é preciso agir. E agir significa conhecer, preservar, criar alternativas de usos. Manter a floresta em pé, salvaguarda os chamados serviços ambientais (estabilidade do clima, manutenção das chuvas, armazenamento de carbono nas árvores, proteção da biodiversidade); os aspectos estéticos e subjetivos que a floresta evoca de contemplação, beleza, equilíbrio, mistério, entre outros, bem como, os aspectos éticos de respeito, cuidado, corresponsabilidade. E de todos os serviços ambientais a interação entre floresta e água (ciclo hidrológico) e floresta e clima (ciclo do carbono), são os mais imbricados e relacionados uns com os outros, incluindo aí a alteração da cobertura vegetal, tanto por queimadas e desmatamentos antrópicos, quanto por intempéries naturais. Os indicativos para a ações para adaptação e mitigação das mudanças em curso, interpela a todos por novas práticas que reduzam as emissões de gases do efeito estufa, e principalmente o imperativo para proteger os ecossistemas naturais, as florestas e os rios/mares. E considerando a alta demanda que recai para a escola, ainda mais num momento tão delicado por qual passamos, como projetos de pesquisa podem efetivamente contribuir lá no ?chão da sala de aula', intervindo de maneira propositiva? Pretende-se investigar o entendimento dos estudantes sobre o papel da floresta nos ciclos da água e do carbono, e ao mesmo tempo contribuir com metodologias ativas que sejam úteis para professores e alunos, com vistas a aumentar o conhecimento científico que auxiliem em atitudes de preservação da floresta amazônica em particular. Prevê-se 3 etapas: (1) aplicação de um questionário para verificar conhecimentos, atitudes e práticas dos alunos; (2) oficinas-aulas com alunos para disseminação de pesquisas científicas que estão sendo produzidas por pesquisadores nos temas, por meio de vídeos, jogos, cartilhas HQs e outras metodologias participativas; e (3) questionário de avaliação do conhecimento e atitudes pró-ambientais pós oficinas. A pesquisa será feita com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2 (9º ano) em escolas de Manaus e de oito municípios do Amazonas ? Barcelos, Benjamim Constant, Parintins, Fonte Boa, Coari, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Novo Ayrão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Maria Inês Gasparetto Higuchi - Integrante / Fernanda Dias Costa Bandeira Vieira - Integrante / Cacilda Adélia Sampaio de SOUZA - Integrante / Adriana Kulaif Terra - Integrante / Adriano José Nogueira Lima - Integrante / Damaris Teixeira Paz - Integrante / Gustavo Carvalho Spanner - Integrante / Valdiek da Silva Menezes - Integrante / Wagner de Deus Mateus - Integrante / Daisy Celestina Souza - Integrante / Frank Gilney de Oliveira Sena - Integrante / Jennifer de Oliveira Carvalho Oliveira - Integrante / Viviane Gomes Coelho de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
      Membro: Genoveva Chagas de Azevedo.
      Descrição: A floresta amazônica tem estado continuamente em evidência, seja pela sua importância socioambiental ou pelas ameaças que vem sofrendo. A mensagem que o 6º relatório do IPCC envia é que a mudança climática já habita entre nós e afeta todas as sociedades, mesmo que de formas distintas. E para poder enfrentar é preciso agir. E agir significa conhecer, preservar, criar alternativas de usos. Manter a floresta em pé, salvaguarda os chamados serviços ambientais (estabilidade do clima, manutenção das chuvas, armazenamento de carbono nas árvores, proteção da biodiversidade); os aspectos estéticos e subjetivos que a floresta evoca de contemplação, beleza, equilíbrio, mistério, entre outros, bem como, os aspectos éticos de respeito, cuidado, corresponsabilidade. E de todos os serviços ambientais a interação entre floresta e água (ciclo hidrológico) e floresta e clima (ciclo do carbono), são os mais imbricados e relacionados uns com os outros, incluindo aí a alteração da cobertura vegetal, tanto por queimadas e desmatamentos antrópicos, quanto por intempéries naturais. Os indicativos para a ações para adaptação e mitigação das mudanças em curso, interpela a todos por novas práticas que reduzam as emissões de gases do efeito estufa, e principalmente o imperativo para proteger os ecossistemas naturais, as florestas e os rios/mares. E considerando a alta demanda que recai para a escola, ainda mais num momento tão delicado por qual passamos, como projetos de pesquisa podem efetivamente contribuir lá no ?chão da sala de aula', intervindo de maneira propositiva? Nessa linha, esse projeto se propõe a agir no âmbito da educação. Uma educação que seja significativa no contexto escolar, e para tal, o estudo se propõe a investigar o estado atual dos conhecimentos sobre o papel da floresta amazônica nos ciclos da água e do carbono entre alunos finalistas do ensino fundamental, que vivem e estudam em diferentes realidades físico-geográfico do Amazonas. No entanto, levantar apenas o estado da arte sobre esses domínios não é suficiente, pretende-se propor e operacionalizar diferentes metodologias ativas que potencializem o aumento desse aprendizado, como contribuição metodológica que seja útil para professores e alunos, com vistas a aumentar o conhecimento científico como suporte para um pensamento mais crítico-reflexivo sobre a floresta como tema gerador da mais alta relevância na formação de estudantes da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriano José Nogueira Lima - Integrante / Maria Inês Gaspareto Higuchi - Integrante / Genoveva Chagas de Azevedo - Coordenador / Gustvao Carvalho Spanner - Integrante / Daisy Celestina Souza - Integrante / Valdiek da Silva Menezes - Integrante.
      Membro: Adriano Jose Nogueira Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. 52a.Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. COMPORTAMENTO HUMANO NA RELAÇÃO COM O AMBIENTE. 2022. (Congresso).
      2. Encontro do Instituto Aprender Vivo.A dimensão humana da natureza. 2022. (Encontro).
      3. IV Congresso Latino Americano de Psicologia Rural. Simpósio Desafios psicossociais no enfrentamento da mudança climática. 2022. (Congresso).
      4. IX Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e V Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul? -UFFS, Erechim-RS.Ciência e Educação Ambiental. 2022. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        (*) Relatório criado com produções desde 2022 até 2022
        Data de processamento: 16/01/2023 10:01:12