TCG 2022

Ligia Uribe Goncalves

Possui graduação (2005) e doutorado (2010) em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP e Pós-Doutorado em Zootecnia pela USP (2013 ESALQ; 2021 FZEA). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, onde atua como coordenadora do Projeto GIGAS (@projetogigas ; www.projetogigas.com). É docente permanente nos Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em ampla associação com o INPA e Ciência Animal e Recursos Pesqueiros da Universidade Federal do Amazonas. É líder institucional da Rede Ibero Americana LARVAplus (Estrategias de desarrollo y mejora de la producción de larvas de peces en Iberoamérica), financiada pelo CYTED, Espanha. Tem experiência na área de aquicultura, com ênfase em nutrição de peixes. Email: ligia.goncalves@inpa.gov.br ; ligia.inpa@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7519034481265162 (22/11/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Tecnologia e Inovação. Avenida André Araújo, 2936 - Caixa Postal 478 Aleixo 69060000 - Manaus, AM - Brasil Telefone: (092) 36431884 URL da Homepage: www.projetogigas.com ; www.inpa.gov.br ; http://pgaquicultura.inpa.gov.br/; https://ppgcarp.ufam.edu.br/
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. O potencial dos insetos como ingrediente nutraceutico em racoes para a aquicultura
      Descrição: Realizar pesquisa científica inovadora para fortalecer a parceria já existente entre o INPA e a Mississipi State University, de forma a ampliar a ciência brasileira nos estudos com alimentos nutracêuticos para a aquicultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Ligia Uribe Gonçalves - Coordenador / Fernando Yugo Yamamoto - Integrante / Thiago Macedo Santana - Integrante / Ana Beatriz de Sena Farias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ligia Uribe Goncalves.
    2. 2022-Atual. Oleo de larvas da mosca-soldado negra como um ingrediente sustentavel na nutricao animal: da piscicultura a producao de frangos de corte
      Descrição: A criação de insetos já é uma realidade ao redor do mundo e a utilização de larvas de Hermetia illucens, popularmente conhecida como ?Black Soldier Fly? (BSF), na nutrição animal é uma aposta promissora pelas empresas de ração. Tendo em vista que o Brasil é o 3° maior produtor mundial de frangos e a piscicultura cresce 5,93% ao ano, a demanda por rações e ingredientes sustentáveis é uma necessidade emergente para o agronegócio brasileiro. Especificamente, o óleo de BSF (OBSF) possui valor de mercado similar ao óleo de soja e seu destino para nutrição animal não compete com o mercado de alimentos para humanos. Assim, essa proposta surge como uma iniciativa de unir e fortalecer grupos de pesquisas que trabalham com peixes e frangos como o primeiro passo para criação de uma rede de pesquisadores focados em avaliar os insetos como ingrediente sustentável para a nutrição animal brasileira. Neste contexto, nossa hipótese é que o OBSF possa ser utilizado na nutrição de tambaqui e frangos de corte de rápido crescimento, duas importantes espécies do agronegócio brasileiro. Esta hipótese é fundamentada em estudos preliminares que demonstram que OBSF é rico em ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média preferencialmente metabolizado para a síntese de energia e, portanto, pouco utilizado para a síntese e acúmulo de gordura corporal. Portanto, os experimentos com tambaqui serão executados no INPA e na FZEA/USP e os com frangos na UFLA. Cada instituição realizará os experimentos para determinação da digestibilidade energética do OBSF, seguido da determinação do nível ótimo de substituição do óleo de soja pelo OBSF (0, 25, 50, 75 e 100% de substituição) na dieta de tambaqui e frangos de corte. Serão avaliados: desempenho zootécnico, saúde e qualidade da carne dos animais. Ao final do projeto, será realizado um workshop para divulgação dos resultados obtidos a outros grupos de pesquisa, empresários e técnicos do setor de nutrição animal e alunos de graduação e pós-graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ligia Uribe Gonçalves - Coordenador / Elisabete Maria Macedo Viegas - Integrante / Fernando Yugo Yamamoto - Integrante / Luis Eugenio Castanheira da Conceição - Integrante / Flávio Augusto Leão da Fonseca - Integrante / Driely Kathriny Monteiro dos Santos - Integrante / DANTAS, FRANCISCO DE MATOS - Integrante / André Dias Nobre - Integrante / Diego Vicente da Costa - Integrante / Luciana de Paula Naves - Integrante / Paulo Borges Rodrigues - Integrante / Valdir Ribeiro Junior - Integrante / Angelica Terezinha Barth Wouters - Integrante / Peter Bitencourt Faria - Integrante / Iva Carla de Barros Ayres - Integrante / João Pedro Ferreira Guimarães - Integrante / Thyssia Bomfim Araújo da Silva - Integrante / Larissa Salgado da Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ligia Uribe Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Homenagem da Pró-Reitoria de Extensão do IFAM, NUPA NORTE1, pelos serviços prestados e apoios às atividades de ensino, pesquisa e extensão em aquicultura, IFAM.. 2022.
      Membro: Ligia Uribe Gonçalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. 31o Congresso Brasileiro de Zootecnia - ZOOTEC. Avanços e desafios na produção de formas jovens de pirarucu. 2022. (Congresso).
    2. 57a Reunião da SBZ. Manejo nutricional da fase inicial de peixes nativos: tambaqui e pirarucu. 2022. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. GONÇALVES, L.U.; SANTOS, D. K. M. ; FARIAS, A. B. S. ; FONSECA, F. A. ; RODRIGUES, R. V.. Biotecnologia na larvicultura de peixes para fortalecimento da aquicultura Ibero-americana. 2022. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    (*) Relatório criado com produções desde 2022 até 2022
    Data de processamento: 16/01/2023 10:01:12