TCG 2022

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 48

2022

1.   Adenes Teixeira Alves. Uso de resíduos da Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) voltados na solução de problemas socioeconômico e ambientais.. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA/BIONORTE) - REDE BIONORTE UFAM/UEA, . 2022.
Supervisor: Ires Paula de Andrade Miranda.
2.   Adília dos Prazeres da Rocha Nogueira. Desenvolvimento e ampliação do Ecoturismo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro através do conhecimento ambiental e interação com as comunidades locais. (Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Ama) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
3.   Airton Guimarães Queiroz. Código de barras de DNA na identificação molecular de peixes da Ordem Characiformes da bacia do rio Tocantins, Brasil. Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Jacqueline da Silva Batista.
4.   Alessandra de Araújo Rodrigues. Como a temperatura afeta a taxa de crescimento em uma espécie de cobra arborícola amazônica?. (Graduando em PIBIC) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fernanda de Pinho Werneck.
5.   Alexandra Cordeiro do Nascimento. Taxonomia de Brachycyrtus Kriechbaumer, 1880 (Hymenoptera: Ichneumonidae: Brachycyrtinae) na Amazônia brasileira. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Supervisor: José Wellington de Morais.
6.   Ana Carolina Rezende de Sá. Assistente de Curadoria da Coleção de Anfíbios e Répteis do INPA. (Graduando em PIBIC) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2022.
Orientador: Fernanda de Pinho Werneck.
7.   Andreza Mikeyne Silva da Mota. DNA ambiental: uma nova abordagem para a detecção de Triportheus angulatus (Characiformes) em lagos de várzea da Amazônia Central. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Jacqueline da Silva Batista.
8.   Daniara Colpani. POTENCIAL DOS INSETOS AQUÁTICOS EM ATIVIDADES DE ECOTURISMO NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO UATUMÃ ? AMAZONAS. (Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, FAPEAM. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
9.   Daniela Magalhães Drummond de Mello. Estratégias para o monitoramento da saúde de mamíferos aquáticos da Amazônia. (Programa de Capacitação Institucional - PCI) - Insttituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, . 2022.
Orientador: Vera Maria Ferreira da Silva.
10.   Diogo Magalhães Costa. Ecologia de preguiças resgatadas de Manaus. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
11.   Edna Andria Dos Santos Cortês. Inventário do acervo de Dytiscidae (Insecta: Coleoptera) da coleção de Invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. (Graduando em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
12.   Eduardo de Deus Schultz. Biogeografia histórica dos habitats alagáveis amazônicos: uma perspectiva ornitológica. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2022.
Orientador: Camila Cherem Ribas.
13.   Emelly Vitoria Farias Alves. Atualização e Distribuição da Família Araceae Juss. na Amazônia Legal. (Graduando em Botânica) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Maria de Lourdes da Costa Soares Morais.
14.   ESTEBAN DIEGO KOCH. Cromossomos e listras: Citogenética comparativa de populações de Ameerega trivittata (Spix, 1824). Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Supervisor: Eliana Feldberg.
15.   Ewerthon Oliveira Batista. Ecologia reprodutiva e manejo conservacionista de Podocnemis unifilis (Testudines: Podocnemididae) na comunidade Bela Vista do Jaraqui, baixo rio Negro. (Graduando em PIBIC) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fernanda de Pinho Werneck.
16.   FRANÇOIS-ÉTIENNE SYLVAIN. Simbiontes bacterianos de peixes do Rio Negro: interações hospedeiro-microbiota em um ambiente extremo. Tese (Doutorado em Biologia) - Universidade de Laval, . 2022.
Supervisor: Adalberto Luis Val.
17.   GABRIELE RODRIGUES MATOS. Scirtidae (Insecta: Coleoptera) da coleção de invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA: inventário e novos registros. (Graduando em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, FAPEAM. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
18.   Giselle Moura Guimarães Marques. Identificação molecular de espécies de Hypophthalmus e estimativa da variabilidade genética do mapará - Hypophthalmus edentatus (Siluriformes-Pimelodidae) na amazônia brasileira. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Jacqueline da Silva Batista.
19.   Isaac Sidomar Cabral da Silva Fernandes. Revisão taxonômica de Parancistrus Bleeker, 1862 (Siluriofmres, Loricariidae). Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará em Altamira, Greenpeace Brasil. 2022.
Supervisor: Lúcia Helena Rapp PyDaniel.
20.   Isabela Miranda Litaiff. Uso das Salas climáticas no estudo das respostas de peixes a mudanças climáticas. Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Adalberto Luis Val.
21.   João Pedro Baraldo Mello. Ajustes funcionais de uma erva de sub-bosque para sobreviver à variação na disponibilidade de água em uma floresta de terra firme da Amazônia. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Flávia Regina Capellotto Costa.
22.   João Victor Bandeira Ladislau. REDE DE INTERAÇÃO DOS VISITANTES FLORAIS DO AÇAÍZEIRO (Euterpe oleracea Mart.) EM PLANTIO CONVENCIONAL NA AMAZÔNIA CENTRAL. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . 2022.
Orientador: Marcio Luiz de Oliveira.
23.   Juliana Nascimento da Silva. Caracterização genética de Duroia macrophylla Huber (Rubiaceae) a partir de marcadores moleculares cloroplastidiais e nucleares (ITS e microssatélites). Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Jacqueline da Silva Batista.
24.   Jussara Santos Dayrell. ?Avaliação espaço-temporal dos efeitos da inundação de habitats sobre a diversidade taxonômica e funcional de anuros na primeira hidrelétrica a fio d?água na Amazônia, Brasil?. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientadores: Albertina Pimentel Lima, Albertina Pimentel Lima.
25.   Kelly Torralvo. Composição de anuros da Floresta Nacional do Tapajós e o uso de ferramentas alternativas para estudos e conservação das espécies. Tese (Doutorado em PPG - ECOLOGIA/DOUTORADO) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
26.   Kennedy Batista Farias. Estudo osteológico de Chelus fimbriata (Schneider 1783) e comparação morfológica com fragmentos de fósseis do gênero Chelus da Formação Solimões (Eoceno-Plioceno). (Graduando em PIBIC) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Fernanda de Pinho Werneck.
27.   Kyara Matins Formiga. Variabilidade genética e distribuição geográfica da piramutaba Brachyplatystoma vaillantii (Siluriformes:Pimelodidae) na amazônia brasileira e peruana. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . 2022.
Orientador: Jacqueline da Silva Batista.
28.   Larissa Oliveira de Santana. Revisão de Hydrobiomorpha Blackburn, 1888 (Coleoptera: Hydrophilidae) do Novo Mundo. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Ampara a PEsquisa do estado do Amazonas. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
29.   Laíssa Da Silva Dos Santos. Diversidade taxonômica de Annulipalpia (Insecta, Trichoptera) do Parque Nacional Campos Amazônicos, Amazonas, Brasil. (Graduando em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
30.   Lourdes Falen Horna. ?Biomassa aérea viva de palmeiras nas zonas ripárias de uma floresta de terra-firme na Amazônia Central?. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
31.   LUANA MACHADO BARROS. FILOGENIA DE OCYDROMIINAE SCHINER E REVISÃO DE NEOTRICHINA SINCLAIR & CUMMING (DIPTERA: EMPIDOIDEA: HYBOTIDAE) COM BASE EM CARACTERES MORFOLÓGICOS. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Rosaly Ale-Rocha.
32.   Luana Soares Marinho. Taxonomia de Labena Cresson, 1864 (Hymenoptera: Ichneumonidae: Labeninae) da Amazônia brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Supervisor: José Wellington de Morais.
33.   Marcus Vinicius Bevilaqua. Sistemática dos subgêneros de Passalus Fabricius, 1792 e revisão taxonômica de Passalus (Mitrorhinus) Kaup, 1871 (Coleoptera: Passalidae). Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Claudio Ruy Vasconcelos da Fonseca.
34.   Marlus Queiroz Almeida. DIVERSIDADE FUNCIONAL DAS ASSEMBLÉIAS DE TÉRMITAS (BLATTARIA: ISOPTERA) COMO MECANISMO PARA EXPLICAR A SUA DISTRIBUIÇÃO TAXONÔMICA NA FLORESTA AMAZÔNICA. Tese (Doutorado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: José Wellington de Morais.
35.   Mayara Medeiros Bulbol. Estudo taxonômico de Rhopalosoma Cresson, 1865 (Hymenoptera: Vespoidea: Rhopalosomatidae) do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas. 2022.
Supervisor: Marcio Luiz de Oliveira.
36.   Myllena Bastos Serra. Distribuição potencial e adequação ambiental de besouros higropétricos no Brasil, com ênfase na Serra do Espinhaço. (Graduando em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, FAPEAM. 2022.
Orientador: Neusa Hamada.
37.   Paulo Ricardo Silva. Reconhecimento de procedências clonais de Bertholletia excelsa Bonplan por meio de variáveis morfológicas e espectrais. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Isolde Dorothea Kossmann Ferraz.
38.   RAFAEL MAGALHÃES RABELO. "DETERMINANTS OF BUTTERFLY DISTRIBUTION IN THE AMAZONIAN FOREST". Tese (Doutorado em PPG - ECOLOGIA/DOUTORADO) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
39.   Rayssa Almeida de Azevedo. Variação nos traços morfológicos de espécies de cupins (Blattaria: Isoptera) e sua ação nos processos de decomposição de madeira na floresta Amazônica. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: José Wellington de Morais.
40.   Renato Tavares Martins. . Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, FAPEAM. 2022.
Supervisor: Neusa Hamada.
41.   Rogério Marcos de Oliveira Alves. . Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2022.
Supervisor: Gislene Almeida Carvalho-Zilse.
42.   Sarah Jully de Araújo Franklin. Relação da estrutura taxonômica e funcional de ácaros (Acari: Oribatida) com gradientes de teor de argila do solo, quantidade da serrapilheira e composição de espécies da vegetação. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: José Wellington de Morais.
43.   Sergio Santorelli Junior. Avaliação do efeito da rodovia BR-319 sobre a fauna e flora da região sudoeste do Amazonas: uma abordagem integrativa. Orientação de outra natureza - CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA INCT/CENBAM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: William Ernest Magnusson.
44.   Susana Braz Mota. Sobrevivendo ao ambiente amazônico: O papel do H+leak como mecanismo antioxidante e a atuação das UCPs nesse processo em peixes da Amazônia. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vera Maria Fonseca de Almeida e Val.
45.   Suzane dos Santos Morais. O jejum afeta o crescimento intermitente do tambaqui por meio da regulação gênica do apetite?. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Adalberto Luis Val.
46.   Thaiane Rodrigues Sousa. PROFUNDIDADE DO LENÇOL FREÁTICO: EFEITOS NA DINÂMICA, ESTRUTURA E RESPOSTA DA FLORESTA ÀS SECAS INTENSAS NA AMAZÔNIA. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Flávia Regina Capellotto Costa.
47.   Tomaz Nascimento de Melo. Preferência de habitat, sensitividade ambiental e impacto de usinas hidroelétricas na avifauna de várzea no alto rio Madeira. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Camila Cherem Ribas.

*itens sem ano

1.   . . Alberto Moreira da Silva Neto, . 0.
Supervisor: José Albertino Rafael.


(*) Relatório criado com produções desde 2022 até 2022
Data de processamento: 19/01/2023 10:55:30