COLETA COBIO 2021

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 10

2021

1.   2021-Atual. 70 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia: a historia contada por suas expedicoes e colecoes biologicas (1954-2020)
Descrição: Recuperar a história da atuação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia na região norte através de informações sobre expedições cientificas e formação das coleções biológicas institucionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lúcia Helena Rapp PyDaniel - Coordenador / James Roberto Silva - Integrante.
Membro: Lucia Helena Rapp PyDaniel.
2.   2021-Atual. Biodiversidade e Turismos no RDS Rio Negro
Descrição: O projeto instalará infraestrutura de campo (trilhas e parcelas, modelo RAPELD) em duas áreas na zona oeste da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro para complementar o módulo já existente. A infraestrutura será usada para finalizar os levantamentos da região para alguns grupos já estudadas no primeiro módulo (aves, anfíbios, lagartos, morcegos e formigas) e novos grupos (besouros Scarabaeidae, fungos, peixes, árvores). A instalação da infraestrutura e os levantamentos serão feitos em colaboração com os moradores locais, que receberão treinamento em identificação de espécies de interesse de turistas. Serão produzidos guias digitais e/ou impressos para pelo menos três grupos taxonômicos de interesse para turismo ecológico na área. Além disso, serão registradas novas espécies para a região e publicados trabalhos relacionando a estrutura da vegetação e fatores edáficos com a distribuição dos grupos alvos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: William Ernest Magnusson - Coordenador / Albertina Pimentel Lima - Integrante / Alberto Vicentini - Integrante / Fabricio Beggiato Baccaro - Integrante / Noemia Kazue Ishikawa - Integrante / Patricia da Silva Gomes Araújo - Integrante / Paulo Estefano Dineli Bobrowiec - Integrante / Andresa Saraiva de Mello - Integrante / Ramiro Dário Melinski - Integrante / Miquéias Ferrão da Silva Junior - Integrante / Lis Fernandes Stegmann - Integrante / Renato Portela Salomão - Integrante / Anthony Santana Ferreira - Integrante / Juliana Schietti de Almeida UFAM Pesquisador - Integrante / Veridiana Vizoni Scudeller - Integrante / Juliana Hipólito de Sousa - Integrante.
Membro: William Ernest Magnusson.
3.   2021-Atual. CARACTERIZACAO E VALORACAO DO MEL DE ABELHAS NATIVAS PRODUZIDO EM CULTIVOS DE GUARANA E CAMU-CAMU PARA FOMENTAR A BIOECONOMIA AMAZONICA
Descrição: A região amazônica apresenta um grande potencialna produção de mel de abelhas nativas sem ferrão (ASF), pois abriga a maior biodiversidade de espécies deste grupo no mundo. O mel de ASF apresenta características diferenciadas de sabor, aroma e composição, que o transformam num produto peculiar e marcante. A meliponicultura, que é a atividade de criação de ASF, possibilita geração de renda complementar aos agricultores e contribui para o aumento da polinização dos cultivos regionais, colaborando ainda com o serviço ambiental da polinização e a conservação da floresta. Serão investigadas as características químicas, fisico-químicas e palinológicas dos méis produzidos pela ASF uruçu boca-de-renda (Melipona (Michmelia) seminigra) em cultivos comerciais de guaraná e camu-camu, em Maués e em Manacapuru, respectivamente. Buscando determinar a contribuição da origem botânica/floral do néctar para a composição química do mel durante as floradas dessas culturas. Além disso, estas informações podem subsidiar a produção de um mel monofloral, muito apreciado no mercado, visto que mantém sempre as mesmas características físico-químicas-organolépticas e apresentavalor agregado pela presença de compostos bioativos específicos de cada planta, o que possibilitará a criação de produtos inovadores, fomentando a meliponicultura do Amazonas e incrementando a renda dos produtores rurais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Gislene Almeida Carvalho-Zilse - Integrante / Gislene Almeida Carvalho Zilse - Integrante / Rogério Marcos de Oliveira Alves - Integrante / Douglas de Campos - Integrante / Cristiane Krug - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Membro: Gislene Almeida Carvalho-Zilse.
4.   2021-Atual. Cartilhas, banners e materiais paradidaticos: inserindo pessoas locais no engajamento da conservacao da biodiversidade amazonica
Descrição: Iniciado em janeiro de 2021, o programa de Pesquisas Ecológicas de Longa de Duração no Sudoeste do Amazonas (PELD) - PSAM, visa consolidar e recuperar a infraestrutura de campo (parcelas e transecções de amostragem) em uma das áreas de maior preocupação ambiental para os próximos anos, as áreas que envolvem os redores da estrada BR-319; além de fomentar estudos integrados que permitirão avaliar os impactos da estrada na fauna e flora. Porém, para uma efetiva avaliação dos impactos da estrada e conservação da biodiversidade local, é importante inserir as pessoas que vivem nessas áreas fazendo com que elas também sejam parte desse processo. Contudo, ao longo de décadas, dificuldades políticas na região e a falta de financiamento tem limitado a atuação de diferentes grupos que buscam inserir de formas interdisciplinares, multidisciplinares ou transdisciplinares o conhecimento científico acumulado em uma linguagem simples, que possam ser compreendidas por alunos, professores e comunidade local (principais interlocutores locais). Nesse contexto, a atual proposta tem como objetivo, aumentar a disseminação de informações para o público em geral, a partir dos resultados obtidos pelos pesquisadores responsáveis pelos grupos biológicos/processos sendo investigado no âmbito do PELD-PSAM. No final, espera-se que esse material contribua para que as pessoas engajem na conservação da biodiversidade, promovam educação ambiental nas suas comunidades, possibilitando a construção de um cenário de sustentabilidade socioambiental e econômica, visando à melhoria da saúde ambiental e humana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: William Ernest Magnusson - Coordenador / Albertina Pimentel Lima - Integrante / Noemia Kazue Ishikawa - Integrante / Sérgio Santorelli Junior - Integrante / Ilderlan Viana - Integrante / Marcelo Rodrigues dos Anjos - Integrante / Andresa Saraiva de Mello - Integrante.
Membro: William Ernest Magnusson.
5.   2021-Atual. I Encontro sobre popularizacao da ciencia em ecologia na Amazonia: papeis dos assistentes de campo a ciencia
Descrição: A produção científica do estado do Amazonas possui a particularidade de apresentar forte atuação dos pesquisadores e estudantes em trabalhos de campo nas mais diversas áreas. Programas como o INCT-CENBAM (Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônia e a Pós-Graduação em Biologia (Ecologia) do INPA têm contribuído com relevantes produções científicas com alto nível de qualidade e quantidade de sua produção científica em formato de artigos científicos, livros e documentários, assim como apresenta sucesso na atuação nacional e internacional dos profissionais formados pelos programas. Para alcançarmos tais resultados, a ciência depende da atuação de centenas de assistentes de campo como os assistentes de campo, guias, parataxônomos(as), motoristas, barqueiros (as), escaladores (as), cozinheiros (as), dentre outros. Suas atuações literalmente abrem as primeiras trilhas nas matas, mas metaforicamente também abrem os caminhos da ciência a quem adentra no universo das pesquisas sobre a Amazônia. Entretanto, há necessidade de valorizar e fortalecer as atuações e visões deles para sociedade científica e não científica. Neste ano o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a ?Transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta? a presente proposta objetiva organizar o ?I Encontro sobre popularização da ciência em ecologia na Amazônia: papéis dos assistentes de campo à ciência?. O evento ser realizando no INPA, Manaus-AM, visa promover o intercâmbio entre os assistentes de campo, estudantes, pesquisadores, professores e diversos setores da sociedade, permitindo um amplo diálogo e registros de suas atuações, buscando estratégias que visem políticas públicas para a valorização dos saberes e ações de transversalidade dos assistentes de campo à ciência, tecnologia e inovações da Amazônia e conseqüentemente ao planeta. Em muitos casos, os assistentes de campo colaboram com as pesquisas no interior do estado, mas tem pouca ou nenhuma oportunidade de conhecer os próximos passos da ciência, assim o evento propõe convidar os assistentes do interior a visitarem as coleções do INPA, UFAM, e da UEA assim como os laboratórios que dão continuação as pesquisas que os assistentes colaboram. Espera-se que com tais visitas, os assistentes de campo conheçam e divulguem a ciência que eles fazem parte, estimulando jovens do seu entorno, principalmente do interior do Amazonas a seguirem seus passos e/ou seguirem seus estudos com formações acadêmicas em ciência, tecnologia e inovação. Lembrando que muitos dos assistentes são moradores das reservas onde os estudos científicos são realizados. E muitos deles são responsáveis como agentes comunitários ou membros de conselhos para ensinar sobre ações de conservação na sua região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Noemia Kazue Ishikawa - Coordenador.
Membro: Noemia Kazue Ishikawa.
6.   2021-Atual. Insetos da ordem Hymenoptera na Amazonia: Preenchendo lacunas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio Luiz de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Marcio Luiz de Oliveira.
7.   2021-Atual. Kits biotecnologicos para certificacao molecular de files de pescado comercializados no estado do Amazonas
Descrição: Projeto aprovado no âmbito do edital N. 002/2021 - PROGRAMA AMAZÔNIDAS/FAPEAM. Tem por objetivo ampliar o repertório de ferramentas moleculares para certificação molecular de peixes, com o desenvolvimento de sistemas de detecção espécie-específica (kits biotecnológicos) envolvendo o uso de minibarcodes, associados a técnica de PCR em tempo real (qPCR), e de marcadores microssatélites (Sequências Simples Repetidas ? SSRs). Com isso esperamos que com a maior disponibilidade de ferramentas moleculares seja possível o rastreio e identificação de uma maior quantidade de espécies comercializadas, como pescado processado em postas ou filés, e com melhor custo benefício a atender o mercado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Jacqueline da Silva Batista - Integrante / Antônio Saulo Cunha Machado - Integrante / Giselle Moura Guimarães-Marques - Integrante / Kyara Martins Formiga - Coordenador / Danniel Rocha Bevilaqua - Integrante / Diego Mavignieur Cajueiro Albuquerque - Integrante / Gracyane Raittz Taveira - Integrante / Diego de Araújo Batista - Integrante.
Membro: Jacqueline da Silva Batista.
8.   2021-Atual. Peixes de importancia comercial podem veicular Sars-Cov-2?
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adalberto Luis Val - Coordenador / Vera Maria Fonseca de Almeida e Val - Integrante / Maria de Nazaré Paula da Silva - Integrante / Raquel Abecassis de Souza - Integrante / Carlos Henrique dos Anjos dos Santos - Integrante / Carolina Sousa de Sá Leitão - Integrante / Rogério Santos Pereira - Integrante / Raimunda Brandão Araújo - Integrante / Luciana Mara Fé Gonçalves - Integrante / Larissa Matos Batista - Integrante / Fernando Fonseca de Almeida e Val - Integrante / Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Membro: Adalberto Luis Val.
9.   2021-Atual. PROSPECCAO E PRIORIZACAO TECNICO-PRODUTIVAS PARA A INTEGRACAO DA CADEIA DE FITOTERAPICOS AMAZONICOS (PROFitos-BioAM)
Descrição: O desenvolvimento regional de cadeias produtivas inclusivas baseadas num rico conjunto de espécies vegetais de alto potencial bioeconômico pode ajudar a mudar esses dilemas e vir a compor soluções sustentáveis para a manutenção da ?floresta em pé? e para, por exemplo da produção de fitomedicamentos. A presente proposta de pesquisa busca contribuir para um maior protagonismo da Região Amazônica no avanço técnico-científico e de produção de fitoterápicos, superando a fragmentação de algumas iniciativas nessa direção e promovendo as plantas medicinais da biodiversidade amazônica, hoje fortemente exploradas como commodities, a ativos estratégicos para o desenvolvimento regional. Esse projeto, em parceria entre o INPA (AM) e o DPCT/UNICAMP (SP), busca encontrar caminhos para ?fortalecer atividades de planejamento e gestão de programas e projetos de pesquisa para operacionalizar políticas públicas no âmbito das organizações e agentes do sistema local, contribuindo para o desenvolvimento e a integração da cadeia de fitoterápicos no Amazonas?. Para isso, tem por objetivo ?o desenvolvimento de metodologia participativa de prospecção e priorização técnico-científica e produtiva para a integração da cadeia de fitoterápicos amazônicos, contemplando critérios de sustentabilidade? ? os quais se alinham aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentre outras iniciativas. A metodologia de prospecção e de priorização técnico-científicas, produtivas, de mercado e de competências que se pretende desenvolver e aplicar visa também reconhecer lacunas e oportunidades e está embasada em trabalhos de planejamento e gestão, congregando conhecimento e interesses dos atores envolvidos na cadeia de fitoterápicos - desde os povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar, passando pelas Instituições de Ciência e Tecnologia, pelos produtores de insumos e equipamentos, por empresas estabelecidas e startups (empresas do Amazonas e de outros estados), ministérios e agências de fomento e regularização, atores não governamentais, entre outros. A metodologia proposta, baseada na vertente do technological foresight, contemplará métodos como painel de especialistas, mapeamentos de competências técnico-científicas e produtivas e benchmarking de experiências internacionais e será avaliada e validada por meio de estudo piloto de planta medicinal amazônica a ser priorizada, com a identificação de gargalos e oportunidades em atividades produtivas, tecnológicas e de mercado, envolvendo os diferentes atores da cadeia de fitoterápicos. A proposta se alinha ao Projeto Rota da Biodiversidade - Polo BioAmazonas, inserido no Programa Rotas da Integração do Ministério do Desenvolvimento Regional, e ao Sistema Nacional das Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, chamado de Redesfito, os quais têm como objetivo comum o desenvolvimento regional das cadeias de fitoterápicos e fitofármacos, fundamentado por arranjos ecoprodutivos locais. O Polo, especificamente, objetivou, ao longo dos próximos dois anos, inserir cinco fitoterápicos amazônicos nas farmacopeias brasileiras para suprir demandas do Sistema Único de Saúde, atendendo à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em consonância com a Política e com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jorge Ivan Rebelo Porto - Coordenador / Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento - Integrante / Sergio Massayoshi Nunomura - Integrante / Rosana Zau Mafra - Integrante / Henrique Eduardo Mendonça Nascimento - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante.
Membro: Jorge Ivan Rebelo Porto.
Descrição: O desenvolvimento regional de cadeias produtivas inclusivas baseadas num rico conjunto de espécies vegetais de alto potencial bioeconômico pode ajudar a mudar esses dilemas e vir a compor soluções sustentáveis para a manutenção da ?floresta em pé? e para, por exemplo da produção de fitomedicamentos. A presente proposta de pesquisa busca contribuir para um maior protagonismo da Região Amazônica no avanço técnico-científico e de produção de fitoterápicos, superando a fragmentação de algumas iniciativas nessa direção e promovendo as plantas medicinais da biodiversidade amazônica, hoje fortemente exploradas como commodities, a ativos estratégicos para o desenvolvimento regional. Esse projeto, em parceria entre o INPA (AM) e o DPCT/UNICAMP (SP), busca encontrar caminhos para ?fortalecer atividades de planejamento e gestão de programas e projetos de pesquisa para operacionalizar políticas públicas no âmbito das organizações e agentes do sistema local, contribuindo para o desenvolvimento e a integração da cadeia de fitoterápicos no Amazonas?. Para isso, tem por objetivo ?o desenvolvimento de metodologia participativa de prospecção e priorização técnico-científica e produtiva para a integração da cadeia de fitoterápicos amazônicos, contemplando critérios de sustentabilidade? ? os quais se alinham aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentre outras iniciativas. A metodologia de prospecção e de priorização técnico-científicas, produtivas, de mercado e de competências que se pretende desenvolver e aplicar visa também reconhecer lacunas e oportunidades e está embasada em trabalhos de planejamento e gestão, congregando conhecimento e interesses dos atores envolvidos na cadeia de fitoterápicos - desde os povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar, passando pelas Instituições de Ciência e Tecnologia, pelos produtores de insumos e equipamentos, por empresas estabelecidas e startups (empresas do Amazonas e de outros estados), ministérios e agências de fomento e regularização, atores não governamentais, entre outros. A metodologia proposta, baseada na vertente do technological foresight, contemplará métodos como painel de especialistas, mapeamentos de competências técnico-científicas e produtivas e benchmarking de experiências internacionais e será avaliada e validada por meio de estudo piloto de planta medicinal amazônica a ser priorizada, com a identificação de gargalos e oportunidades em atividades produtivas, tecnológicas e de mercado, envolvendo os diferentes atores da cadeia de fitoterápicos. A proposta se alinha ao Projeto Rota da Biodiversidade - Polo BioAmazonas, inserido no Programa Rotas da Integração do Ministério do Desenvolvimento Regional, e ao Sistema Nacional das Redes de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, chamado de Redesfito, os quais têm como objetivo comum o desenvolvimento regional das cadeias de fitoterápicos e fitofármacos, fundamentado por arranjos ecoprodutivos locais. O Polo, especificamente, objetivou, ao longo dos próximos dois anos, inserir cinco fitoterápicos amazônicos nas farmacopeias brasileiras para suprir demandas do Sistema Único de Saúde, atendendo à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em consonância com a Política e com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Henrique Eduardo Mendonca Nascimento - Coordenador / Jorge Ivan Rebelo Porto - Integrante / Nadja Maria lespch da Cunha Nascimento - Integrante / Sergio Massayoshi Nunomura - Integrante / Rosana Zau Mafra - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante.
Membro: Henrique Eduardo Mendonca Nascimento.
10.   2021-Atual. Redes de mulheres indigenas tradutoras e cientistas: conexoes para uma educacao transformadora em ciencias no Amazonas
Descrição: Nos projetos de pesquisas científicas realizadas por membros dessa equipe pela Amazônia obtiveram-se ótimos resultados científicos que resultaram em teses, dissertações, artigos e livros científicos. Tais, enriqueceram a produção científica de cada pesquisador, dos institutos e do estado em nível nacional e internacional. No entanto, ao tentar divulgar e popularizar esses conhecimentos regionalmente enfrentaram dificuldades na transferência de tais conhecimentos científicos à população local, principalmente nas comunidades rurais, de ribeirinhos e indígenas. Dificuldades que foram sendo vencidas ao perceber que era necessário traduzir os materiais para uma linguagem mais simples e principalmente incluir traduções para as línguas das respectivas etnias no caso de comunidades indígenas. Isso o grupo passou a realizar com certo sucesso, porém, a cada pesquisa, há dificuldade para encontrar os tradutores aptos a atuarem nas traduções. Também, se percebe que muitas vezes as mulheres são mais aptas, capazes e maiores conhecedoras das línguas indígenas, mas, por questões culturais e estruturais das comunidades os homens levam o protagonismo no produto final das traduções. Esta proposta objetiva, fortalecer as conexões entre mulheres cientistas e mulheres indígenas tradutoras do Amazonas para estimular uma educação transformadora às comunidades indígenas pela elaboração e distribuição de materiais didáticos em línguas indígenas. Espera-se criar uma rede de tradutoras de línguas indígenas o que valorizará o conhecimento e manutenção de suas respectivas línguas. Criando a possibilidade delas obterem retorno financeiro em futuros trabalhos de traduções. Espera-se ainda que este projeto gere produtos e ações que sirvam de modelos de políticas públicas para do Amazonas e outros estados amazônicos. Tanto pela criação de novas oportunidades para as mulheres, quanto pela produção de material didático em ciências nas línguas indígenas, a nosso ver, uma lacuna indispensável a ser preenchida para uma educação verdadeiramente transformadora. O projeto converge com as seguintes demandas contempladas pelo PPA ? Plano Plurianual do Governo do Estado ? 2020-2023: na área de Inovação, Ciência e Tecnologia: Estímulo à integração dos grupos de pesquisas da capital com comunidades rurais, caboclas e indígenas. Na área de Educação Transformadora, converge com: Adequação do conteúdo programático das escolas à realidade (vocação produtiva, aspectos ecológicos etc).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Noemia Kazue Ishikawa - Coordenador.
Membro: Noemia Kazue Ishikawa.


(*) Relatório criado com produções desde 2021 até 2021
Data de processamento: 20/01/2022 09:01:40