Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe visita técnica de subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI

Inpa recebe visita técnica de subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI

• Publicado: Segunda, 24 de Maio de 2021, 09h54
  • Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2021, 10h47

Visita Darcton Damião Sub SUV meliponario abelhas Foto Cimone Barros INPA 54

Direção do Inpa apresentou contribuições do Instituto na Amazônia com pesquisas sobre biodiversidade e bioprospecção, conservação de espécies ameaçadas e socialização do conhecimento, tecnologia e inovação

Da Redação – Inpa

Fotos: Cimone Barros

Em visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), o subsecretário de Unidades Vinculadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Darcton Policarpo Damião, conheceu instalações e projetos de pesquisa e de divulgação científica da Instituição. A diretora do Inpa Antonia Franco e o chefe de Gabinete Sérgio Guimarães acompanharam o subsecretário durante os dois dias de visita (18 e 19 de maio).

Além de reunião com a Direção e coordenadores do Inpa, Damião pode conhecer as Coleções Zoológicas, o Biotério Central, o Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN), o Meliponário do Grupo de Pesquisa em Abelhas, a Casa da Ciência no Bosque da Ciência e ações de conservação do peixe-boi. O secretário foi ver de perto as obras do Centro de Convivência, com previsão de entrega para junho e inauguração até outubro deste ano.  No local vão funcionar o restaurante, a Editora e uma área para atividades artístico-culturais.

Visita INPA Sub SUV MCTI Darcton Damiao Obra Centro de Convivência Foto Cimone Barros INPA 2 27

Segundo Damião, ele se programou para visitar todas as unidades vinculadas do Ministério para saber como é feito o trabalho nas instituições em resposta à missão - a finalidade de ser de cada uma - e auxiliar no encaminhamento correto das demandas e interlocução com o Ministério, por exemplo. No Amazonas, o subsecretário visitou o Inpa e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé.

“Com as visitas consigo entender os problemas in loco e volto para Brasília para poder ajudar naquilo que a SUV puder ajudar”, disse Darcton, destacando a boa impressão que teve da motivação que viu nas pessoas do Inpa. “Todo mundo é muito apaixonado por aquilo que faz e isso é essencial. Isso é a chama que mantém o fogo da organização queimando, sem isso não vai a lugar algum”, completou.

Visita SUV Darcton Damião bercário peixe boi Bosque Foto Cimone Barros INPA 21

Para a diretora do Inpa, a visita do subsecretário foi uma oportunidade para apresentar importantes contribuições que o Instituto realiza na região com pesquisas focadas nas mais diversas áreas de atuação, a importância da bioprospecção de produtos naturais e variados tipos de aplicação, infraestrutura para a realização de estudos pré-clínicos experimentais realizados no Biotério Central, conhecimento das abelhas sem ferrão e a prática da meliponicultura. Além de possibilitar ao subsecretário conhecer mais sobre a biodiversidade e riquezas da Amazônia, ações do Inpa na conservação de espécies ameaçadas de extinção e atividades de socialização do conhecimento, tecnologias e inovações com os habitantes da Amazônia.

Visita SUV Darcton Damiao Reuniao Diretoria INPA Foto Cimone Barros INPA 9

“Considero a visita como sendo necessária e de extrema utilidade, possibilitando mostrar in loco um pouco da infraestrutura institucional, equipe, projetos realizados e a atual realidade, com ganhos e dificuldades, podendo assim, traçar ações conjuntas e iniciativas, obtendo maior compreensão e apoio da Subsecretaria das Unidades Vinculadas do MCTI”, destacou a diretora Antonia Franco.

A Direção apresentou ainda entregas programadas para o ano de 2021 contemplando algumas ações já realizadas, a exemplo do Relatório Anual do Inpa 2020, e outras em andamento (inauguração Centro de Convivência, Planejamento Estratégico – PDE 2021-2031, Plano Diretor da Unidade PDU/2021-2025, Programas Institucionais). “Falamos também das ações propostas para 2021, como a revisão do Regimento e do Organograma Institucional, fluxos internos, premiações, estudo de viabilidade econômica para cessão/concessão de uso de áreas do Bosque da Ciência, inventário patrimonial, formação do escritório de projetos, entre outras”, adiantou Franco.

Visita Darcton Damiao colecoes zoologicas INPA 59

Análise química de óleos e extratos vegetais

No Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (LTQPN), o pesquisador Sérgio Nunomura mostrou equipamentos modernos e de alto valor utilizados na análise química para identificação de substâncias ativas, como plantas e alimentos funcionais. Além da comunidade científica, o laboratório atua como um prestador de serviço para a sociedade, especialmente cooperativas, na análise de óleos essenciais (essências) e óleos fixos, entre eles da andiroba.

“O laboratório avalia a constituição química orgânica, por exemplo, de óleos ou extratos vegetais para verificar se é autêntico e não adulterado”, explicou Nunomura. Os experimentos e análises químicas são feitos com equipamentos de ressonância magnética nuclear, espectrometria de massas e cromatografia gasosa e líquida, constituindo uma etapa fundamental na certificação da qualidade de insumos amazônicos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: caltqpn.inpa@gmail.com