Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios Temáticos > Solos e Plantas
Início do conteúdo da página

Laboratório Temático de Solos e Plantas - LTSP

Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 14h12 | Acessos: 4772

Solos e Plantas

Institucional

Infraestrutura

Serviços

Fale Conosco

1

  

O Laboratório Temático de Solos e Plantas (LTSP) realiza análises químicas e físicas em amostras de solos e análises químicas em plantas, voltado a apoiar projetos institucionais de pesquisas, próprios ou em parcerias nacionais e internacionais. Atende a uma ampla gama de usuários, desde pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, bolsistas e estagiários, tanto do INPA quanto de instituições públicas e privadas com projetos associados registrados na COPES, que dispõem do espaço físico do LTSP para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. O LTSP também atende a projetos em áreas urbanas, comunidades rurais e indígenas na Amazônia, atuando em parceria principalmente com agricultores e instituições parceiras.

A necessidade de se esclarecer cada vez mais o funcionamento do bioma amazônico, seu papel nos processos climáticos regionais e globais, e suas resiliências a alterações climáticas fundamenta-se no conhecimento originado de resultados analíticos - no caso do LTSP, nas amostras de solos e plantas. Um exemplo corriqueiro, mas talvez o mais conhecido nos debates científicos atuais, está na importância de se determinar os fluxos e estoques de carbono nos diferentes tipos de solos e formações vegetais da Amazônia. Os dados essenciais para esses debates são fornecidos pelos laboratórios de análise de solos e plantas.

Para certificar a qualidade dos resultados analíticos obtidos, o LTSP tem participado de dois programas interlaboratoriais: o PIATV – Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal, organizado pela ESALQ-USP (SP), e o PAQLF – Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, organizado pela EMBRAPA Solos (RJ), buscando melhoramento e atualização das metodologias utilizadas.

No INPA, O LTSP vem atendendo principalmente aos programas de pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido (ATU) e Ciências Florestais Tropicais (CFT), Ecologia (ECO), Botânica (BOT), Clima e Ambiente (CLIAMB) e aos programas de pós-graduação em Agronomia Tropical (PPGATR) e Ciências Florestais e Ambientais (PPGCIFA) da UFAM. Também está disponível para os demais PPGs do INPA e de outras instituições parceiras.

registrado em:
Fim do conteúdo da página