Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios Temáticos > Biotério Central > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional - Biotério Central

Última atualização em Sábado, 11 de Janeiro de 2020, 11h11 | Acessos: 3451

Links relacionados:

Histórico

Criado em 1952 e implementado em 1954 o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) - ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o Inpa é referência mundial em Biologia Tropical.

Durante essas seis décadas o Inpa vem assumindo responsabilidade crescente na tarefa de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia. Além de capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia através de seus quatro focos institucionais: 1) Biodiversidade, 2) Sociedade, Ambiente e Saúde, 3) Dinâmica Ambiental e 4) Tecnologia e Inovação.

O projeto Grandes Vultos e o Programa de Apoio à Infraestrutura da Finep proporcionaram ao Inpa novos prédios, dentre eles o Biotério Central, para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico. Com a modernização da infraestrutura, aquisição de novos equipamentos, adoção de novas técnicas o Biotério Central tem a missão de produzir animais de laboratório de alta qualidade microbiológica e genética isentos de contaminação, necessários às pesquisas realizadas no Inpa. Proporcionando desta forma maior confiabilidade nas pesquisas realizadas.

Em todo o Biotério os animais são criados em mini-isoladores e mantidos em racks ventilados, proporcionando desta forma uma maior segurança biológica tanto para os animais quanto para os técnicos de uma maneira geral.

Este sítio tem a intenção de fornecer alguns subsídios necessários aos pesquisadores que estão iniciando ou que já trabalham com animais de experimentação no Biotério Central do Inpa, para a manipulação e cuidados com estes. Neste contexto, o sitio abrange de forma sucinta um pouco sobre a legislação pertinente a este tipo de experimentação, aspectos de biossegurança, aspectos éticos, normas de utilização do Biotério Central bem como métodos adequados para manipulação de animais.

Parceiros

     

 

Fim do conteúdo da página