Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Biblioteca > Institucional
Início do conteúdo da página

Biblioteca - Institucional

Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 13h11 | Acessos: 9407

 biblioteca2

  

HISTÓRICO

________________________________________________________________________________________________________________________

A Biblioteca do INPA foi criada juntamente com o Instituto no ano de 1954. As primeiras obras do acervo foram as que pertenciam à biblioteca particular do naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues (1842-1909) que trabalhou na Amazônia no final do século XIX (1872-1875), quando foi encarregado da “Comissão do Amazonas”, cujo trabalho resultou um relatório com importantes referências sobre a fauna e a flora da região, tendo criado e inaugurado em Manaus no dia 16 de fevereiro de 1884, sob o patrocínio da princesa Isabel, o Museu Botânico do Amazonas, o primeiro da região, “destinado a estudar botânica e quimicamente a flora da província e a vulgarizar os seus produtos”. O Museu foi extinto após a proclamação da República. Barbosa Rodrigues era engenheiro de formação, mas publicou inúmeras obras ligadas a Botânica, sendo o seu Sertum Palmarum Brasiliensis talvez a mais famosa. Além da botânica, deixou importante contribuição em outras áreas do conhecimento como a zoologia, geografia, etnografia, paleontologia e arqueologia. Muitas de suas obras se encontram no acervo de Obras Raras da Biblioteca do INPA.

Atualmente a Biblioteca é parte do Serviço de Documentação e Informação-SDIN, ligado à Coordenação de Tecnologia da Informação-CTIN do INPA. 

 

MISSÃO

_________________________________

VISÃO DE FUTURO

_________________________________

OBJETIVOS

_________________________________

I – Planejar, coordenar e avaliar a execução de atividades de organização, análise e tratamento técnico, relativos ao acervo, bem como promover a divulgação dos produtos e serviços demandados por seu público alvo.

 II – Coletar, organizar e manter coleções editadas pelo INPA, para fins de sua produção editorial;

 III – Fomentar normas reguladoras para o atendimento ao público;

Tornar-se um Centro de Referência de documentos e informações sobre a Amazônia, projetando o Inpa nos cenários nacional e Internacional, como instituição que reúne e disponibiliza o maior acervo cultural e científico sobre a Amazônia.

I - Planejar, coordenar e avaliar a execução de atividades de organização, análise e tratamento técnico, relativos a gestão do acervo, promovendo a divulgação dos produtos e serviços existentes e atendendo demandas dos usuários do Instituto e da Comunidade em Geral;

II - Implantar um sistema integrado de informação e documentação, promovendo o acesso ao acervo físico e digital da biblioteca.

III - Atender demandas informacionais de usuários de seu público alvo e da comunidade em geral;

 


© 2020 - Serviço de Documentação e Acervo Bibliográfico

Av. André Araújo, 2.936 - Petrópolis - CEP 69.067-375 - Manaus - Amazonas

Brasil, Tel. (92) 3643-3028/3643-3029 / 3643-3031

           google plus icon          blogger icon          Youtube redondo      

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página