Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Órgãos Colegiados > GEEA - Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos - GEEA

Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2016, 10h58 | Acessos: 6821

 

O Grupo de Estudos Amazônicos (GEEA) foi criado em 2007 pela direção do INPA, com o objetivo de constituir um fórum permanente e multidisciplinar para a análise de questões relevantes para a Amazônia e a socialização da ciência através de uma linguagem acessível a todo cidadão interessado.

O Grupo é formado por pesquisadores, professores, empresários, humanistas e gestores e reúne geralmente a cada dois meses para debater um tema escolhido previamente e apresentado por um especialista de renome.

Os textos resultantes da reunião são apresentados no Caderno de Debates do GEEA, uma obra que vem sendo editada em série, já contando com os seguintes Tomos e capítulos:

 

* Tomo I

Esta obra relata a idéia de criação, estrutura e funcionamento do Grupo de Estudos Estratégicos no INPA (GEEA). Além disso, trata de três temas essências para a Amazônia: mudanças climáticas, biodiversidade e água no mundo moderno. O objetivo da obra e do grupo se confunde, isto é, visa sintetizar e difundir informações sobre a realidade amazônica numa linguagem bastante acessível, servindo como subsidio às políticas publicas a serem traçadas para esta região estratégica para o Brasil e o mundo. Assim, estamos seguros que ela desempenhará importante papel no processo educativo e sócio-cultural, propiciando os meios teóricos necessários para que a sociedade venha implementar o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

* Tomo II: 

Esta obra trata de três temas centrais para a Amazônia: recursos pesqueiros, doenças tropicais e ciência contemporânea & conhecimento indígena. Como o Tomo I e todos que sucederão, ela visa aportar informações úteis para o processo de desenvolvimento sustentável da região, com base no conhecimento científico e na participação coletiva. Não é demais lembrar que esse é um dever de todos, cabendo a cada um papel relevante. A obra do GEEA se insere nesse contexto e só se realiza plenamente quando for lida, interagida com o leitor. Assim, boa leitura, bom proveito.

* Tomo III: 

Esta obra aborda quatro temas de suma importância para a Amazônia: setor madeireiro, geodiversidade, sociodiversidade e globalização. Nela são aportadas idéias e sugestões de diversos pensadores, todos imbuídos do propósito de colaborar para que a região seja mais bem compreendida e aproveitada. Neste contexto, as questões locais e globais são confrontadas, levando à idéia central de que o desenvolvimento só se torna verdadeiramente sustentável mediante a participação coletiva e na qual a educação deve ser prioridade absoluta. Vale a pena ser lida e compartilhada. Fica aqui nosso convite.

*  Tomo IV: 

Esta obra trata de cinco temas de crucial importância para a Amazônia: agricultura, educação, papel do estado, setor energético e humanismo, este retratado numa expressão altamente poética do Thiago de Mello que o intitulou “ciência a serviço da esperança”. A obra é recheada de idéias inovadoras e criativas e por certo servirá como importante referência para todos aqueles que se interessam pelo conhecimento desta região emblemática para o Brasil e o mundo. Fica aqui lançado um gentil convite para sua leitura.

* Tomo V: 

Esta obra aborda cinco temas de suma importância para a Amazônia: células-tronco, transportes, viajantes-cronistas, segurança nacional e ciência & religião. Por sua vez, tais temas são desdobrados em questões essenciais como biotecnologia, infraestrutura, história, geopolítica e sociedade. Estamos convictos de que ela se constitui num marco referencial de grande valia para pesquisadores, gestores, políticos, estudantes e todo cidadão interessados na compreensão desta região verdadeiramente estratégica para o Brasil e o mundo. Esperamos que ela seja lida com o mesmo entusiasmo com que foi feita. 

* Tomo VI:

Esta obra trata de cinco temas vitais para a Amazônia: hidrelétricas, evolução biológica, ecopolítica, humanismo e educação. Aparentemente desconexos, estes temas guardam entre si uma relação estreita, unindo idéias sobre ciência, desenvolvimento econômico, preservação ambiental e formação humana. Estamos certos que ela se constitui numa referência sólida e esclarecedora sobre a realidade atual e futura da Amazônia, esta região sobre a qual todos nós devemos cultivar reverência e comprometimento. Esperamos que ela seja agradável e proveitosa a todos os leitores.

* Tomo VII:

Esta obra é muito eclética e trata de relevantes questões vinculadas a cinco grandes temas: processo cultural, plantas alimentícias não convencionais, toxinas, música-poesia e CT&I. Pela pertinência dos temas e pelo quilate dos palestrantes e debatedores, ela certamente se constitui num grande referencial para pesquisadores, professores, gestores, políticos, estudantes e cidadãos interessados na Amazônia. Como todas as demais, ela foi concebida e produzida para servir de divulgação de conhecimentos científicos e de fonte de ideias criativas em prol da Amazônia. Que ela seja consultada com o mesmo apreço com que foi feita e sirva de instrumento para uma compreensão coletiva e permanente em defesa dessa região estratégica para o Brasil e para o mundo.


De acordo com seus objetivos, o Caderno de Debates é o instrumento e a forma de compartilhar com o público em geral as idéias e as visões do grupo. Esperamos que ele seja útil e agradável e possa contribuir para o tão almejado desenvolvimento sustentável e que só será realmente efetivado por meio do conhecimento e da conscientização. Esperamos também que esta obra possa cumprir seu papel e ser lida com o mesmo desprendimento e entusiasmo com que foi feita.

 

| Faça o Download dos Livros GEEA |

 

Fim do conteúdo da página