Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Quem é Quem > Diretora do INPA
Início do conteúdo da página

Diretora do INPA

Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 10h45 | Acessos: 8052

Diretora do INPA Antonia Franco Foto Cimone Baros JAN 2019 7

  

Antonia Maria Ramos Franco Pereira

 

+55 92 3643-3096/3097

diretor@inpa.gov.br

Currículo Lattes

Acesse a Agenda da Diretoria

 

 

Natural do Rio de Janeiro, Antonia Maria Ramos Franco Pereira é pesquisadora titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e líder de grupo de pesquisa no INPA e CNPq. Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharel em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1983), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (1990), doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ (1995) com parte do estudo desenvolvido na Universidade de Yale (EUA) com bolsa de doutorado sanduíche da CAPES.

Antonia Franco é pesquisadora do INPA desde o ano 2000, onde é responsável pelo laboratório de Leishmaniose e Doença de Chagas da Coordenação de Pesquisas em Sociedade, Ambiente e Saúde (COSAS), da qual foi coordenadora no período de 2015 a 2018. Orienta alunos de pós-graduação nas áreas de biotecnologia, ciências da saúde, parasitologia, entomologia, imunologia e inovações farmacêuticas junto à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de Manaus-AM e PG do INPA.

Participou no período de 2011 a 2016 do Programa Marie Curie Fellowships (FP6-People-IRSES-2011) pela Universidade de Helsinki-Finlandia (Departamento de Química inorgânica) em parceria com o INPA, UFRJ, Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (Nápoles e Pádua), Conselho de Pesquisas da Ucrânia/Química orgânica, desde 2011, tendo como objetivo o desenvolvimento de novas drogas e tecnologias a serem aplicadas no SUS. Possui certificado Marie Curie de participação em intercâmbio pela comunidade Européia pelo projeto acronômio Vaikutus, pela Universidade de Helsinki e atualmente é responsável no INPA pelo projeto Vahvistus do programa da comunidade Européia - Horizon 2020.

 

Plano de Gestão de Visão de Futuro para o INPA – Dra Antonia Franco

Apresentação

Fim do conteúdo da página